Paulo Frange

A pandemia, o populismo e as desigualdades sociais

Paulo Frange
 
A pandemia da corona vírus tem eviscerado problemas históricos da nossa sociedade global, que apostou nesse modelo como capaz de gerar riqueza empregos e renda, e fomentar o comércio mundial com as produções de cada uma das nações do planeta. A globalização não teve o mesmo resultado positivo, quando enfrentamos juntos, uma pandemia, cuja última lembrança data de 1918, bem distante dos conceitos atuais. 
 
O sucesso do enfrentamento mostrou que depende também de opções políticas e dos regimes de governança implementados em cada país. Recentemente, o Nobel da Economia Jeffrey Sachs apontou situações curiosas, quando enfrentamos um inimigo comum, o CORONAVÍRUS. Além da qualidade dos sistemas de saúde, da gestão da infraestrutura instalada, a capacidade de resposta a uma pandemia, exibe diferenças significativas nos resultados, quando dependemos do comportamento dos líderes políticos dessas nações. Resultados bons e até catastróficos foram encontrados na dependência da resposta da sociedade às orientações desses governos.
 
O exemplo mais curioso está nos resultados de três países, Estados Unidos, Brasil e México, que juntos acumulam  46% das mortes decorrentes do novo coronavírus, mas que também juntos, possuem apenas 8,6 % da população mundial. 
 
“Uma das hipóteses explicativas para essa tragédia humanitária é a conjugação de populismo e desigualdade, e a qualidade da liderança política aponta um forte impacto sobre a condução da pandemia”, diz pesquisadores da Escola de Economia da FGV-SP. 
 
Por mais que a ciência tenha mergulhado nesse tema vital para a humanidade, nada se mostrou mais eficaz até o momento, e já se passaram seis meses, que distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras, são fundamentais. E, nesses três países, há uma obsessão por descumprir essas regrinhas por parte dos seus comandantes.  Esse comportamento também é repassado para seus seguidores ideológicos, e o que é pior, desinforma a sociedade que não tem mais referência para se orientar. 
 
 Sem vacinas e remédios eficazes, o enfrentamento da  pandemia como a do coronavírus depende da capacidade da liderança política, de coordenar as ações, sobretudo de conduzir a população a um comportamento coletivo que reduza os riscos de propagação da doença. Bons exemplos não faltam, como Nova Zelândia, Alemanha, Coreia e outros.
 
A receita certa para a pandemia está na liderança política capaz de construir um forte laço de confiança com a população, de forma a reduzir comportamentos irracionais que aumentam o risco de toda a sociedade. 
 
“Ao negar a virulência da pandemia, desprezar a ciência, boicotar aqueles que estão levando o combate da Covid-19 a sério e estimular a população a não tomar os devidos cuidados com a doença, cada um desses líderes vem dando sua parcela de contribuição para quase metade das mortes relacionadas ao Covid-19 que ocorreram em todo o planeta, até o presente momento”, como indica a alta comissária de Direitos Humanos da ONU.
 
Apesar de sua pujança econômica, os Estados Unidos são o mais desigual entre os países desenvolvidos. Da mesma forma, o Brasil, embora se encontre entre as dez maiores economias do mundo, ocupa uma constrangedora posição entre os países mais desiguais do mundo.
 
As pesquisas em São Paulo mostra que o  número de infectados é 4,5 vezes maior entre aqueles que não têm o primeiro grau completo do que entre aqueles que têm o ensino superior completo. A educação sempre foi frágil no Brasil. E, sabíamos que seria um diferencial nessa luta contra o coronavírus. 
 
“No mesmo sentido, aqui mesmo na capital, pesquisa apontou que 19,7% dos que se declararam negros e 14% dos pardos, são soropositivo. Esse número cai para 7,9% para os brancos. Fica claro então que, se o vírus não discrimina, as vítimas preferenciais são a desigualdade e populismo e têm classe e cor”, afirma  Dr. Oscar Vilhena Vieira, Professor de Direito da FGV Direito SP,  e doutor em ciência política pela USP.
 
Seremos lembrados por isso! Também seremos cobrados por tudo isso! O novo normal terá que ser repensado exaustivamente. Teremos que reinventar uma utópica globalização sem desigualdade social. Será uma tarefa difícil para o capitalismo. Mas, com certeza, não será o coronavírus a nossa última pandemia. 
 
Que mundo queremos para o pós-pandemia?   
 
PAULO FRANGE
Médico e Vereador de São Paulo

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também