Paulo Frange

Prevenção de Saúde é mais difícil que tratar as doenças

O vereador Paulo Frange participou, em 8/04/2019, da Virada da Saúde da Zona Norte, na Fábrica de Cultura da V.N. Cachoeirinha, uma ação de promoção de saúde, objeto da lei que criou esse evento – e cujo autor é o próprio Vereador.

Dr. Paulo, que também é médico, disse que fazer prevenção de saúde é algo difícil. “Tratar de doença é mais fácil que cuidar da saúde”, afirmou.

Explicou ter saúde é diferente de ter uma doença: - Quando a mulher vai ao cabeleireiro na sexta-feira e sai de lá mais bonita, se sentindo melhor do que quando chegou, a cabeleireira fez promoção de saúde. O sem teto-teto ou o desempregado, pela humilhação que passam nessas situações, podem não ter nenhuma doença, mas não têm saúde.

Quando as pessoas recuperam sua dignidade, seja através de uma moradia ou a reconquista de um emprego, elas se sentem muito melhor, ou seja, voltam a ter mais saúde.

Todo mundo pode ser um promotor de saúde, qualquer um, até quem ouve um amigo ou conhecido que está triste, abatido, e lhe diz palavras animadoras, de incentivo, fazendo-o sentir-se melhor, isso é promoção de saúde.

Disse ainda que o tratamento de doenças é cada vez mais caro e a tendência é aumentar mais ainda, por isso, defende a necessidade da promoção de saúde - a prevenção - como as que foram feitas nessa Virada da Saúde da Zona Norte.

Durante o evento também ocorreram testagem para detecção do vírus HIV e hepatites B e C, prevenção e distribuição de preservativos. No túnel bucal, os profissionais desenvolviam atividades educativas e entregavam de kit de higiene bucal. Quem também participou foi o grupo “Meu Bloco na Rua”, formado por pacientes do Caps.

- “Esses são bons exemplos de prevenção, assim como é importante e eficaz o ‘Mexa-se’. Pratique dança, zumba, exercícios, esportes. Prevenir é o melhor remédio, concluiu Dr. Paulo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também