Paulo Frange

Virada da Saúde Norte fez promoção de saúde

Na segunda-feira (8/04/2019) a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeira foi marcada pela Viradinha de Saúde das Supervisões Casa Verde/Cachoeirinha e Brasilândia/Freguesia do Ó. Cerca de 500 pessoas aproveitaram as atividades realizadas no local ao longo do dia. Houve também várias atrações de palco, entre elas, dança, música e teatro.
 
O vereador Dr. Paulo Frange participou desta ação de promoção de saúde, objeto da lei que criou esse evento – e cujo autor é o próprio. Frange explicou que não ter saúde é diferente de ter uma doença: - Quando a mulher vai ao cabeleireiro na sexta-feira e sai de lá mais bonita, se sentindo melhor do que quando chegou, a cabeleireira fez promoção de saúde. O sem teto-teto ou o desempregado, pela humilhação que passam nessas situações, podem não ter nenhuma doença, mas não têm saúde.
 
O OBJETIVO
O objetivo da Virada da Saúde é estimular a prevenção e a promoção da saúde de forma lúdica e educativa. Houve atividades para pessoas de todas as idades, como palestras, degustação e entrega do sal de ervas e água setorizada para o público que participou de dicas para uma alimentação saudável, saúde do idoso, da mulher e do adolescente e Zumba (ritmo envolvente que colocou muita gente para dançar). 
 
Todos os equipamentos de saúde das supervisões da Casa Verde /Cachoeirinha e Freguesia do Ó  /Brasilândia viabilizaram, no próprio local, atividades especiais como práticas integrativas, grupos de tabagismo, orientações sobre diabetes e hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis, alertas sobre os perigos da automedicação, Túnel da Tuberculose com atividade didática para orientação e prevenção. 
Durante o evento também ocorreram testagem para detecção do vírus HIV e hepatites B e C, prevenção e distribuição de preservativos. No túnel bucal, os profissionais desenvolviam atividades educativas e entregavam de kit de higiene bucal. Quem também participou foi o grupo “Meu Bloco na Rua”, que existe há sete anos.
Para a gerente da AMA/UBS Vila Barbosa, Márcia Rodrigues Janota, uma das organizadoras da Viradinha da Saúde “A prevenção foi a bandeira levantada em todas as Viradinhas, ou seja, levar  a ideia da prevenção a todos e promover atividades de saúde com alegria” – disse.
 
A participação da população foi muito boa e todos aprovaram. Suzana Cavalcante, usuária da UBS Vila Espanhola disse: “Achei tudo muito bom. É preciso outros como este, porque tudo isso é muito esclarecedor, relatou. Já a sua mãe, que a acompanhava, Marina Cavalcanti, 72 anos, falou empolgada “Passei por todos os serviços, a palestra sobre osteoporose e como se prevenir para não cair, muito boa. Agora estou indo para o samba” – outra atividade que mexeu com o público presente. 
 

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook