Paulo Frange

O PERIGO DA VOLTA DO SARAMPO

O Brasil perderá a certificação de país livre do sarampo — reconhecimento recebido em 2016 - Isso porque a pasta confirmou um caso endêmico (nativo) da doença, ocorrida no Pará, no dia 23 de fevereiro deste ano. De janeiro a 19 de março de 2019, foram confirmados laboratorialmente 28 casos de sarampo em dois estados do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. 
Dr. Paulo Frange está preocupado com com os equívocos disseminados pela internet contra a vacinação. Afirmou que não há qualquer relação, por exemplo, entre vacinação e aumento do autismo - o que há é aumento do diagnóstico, disse.
Pra ele, há a necessidade de se criar mecanismos para atrelar a matrícula da criança na escola à carteira de vacinação atualizada. Não se pode obrigar a vacinação, mas que a escola possa notificar o Conselho Tutelar sobre a falta e este notificar a família – disse.
 
SINTOMAS - O sarampo é uma doença infecciosa , grave, contagiosa, causada por um vírus. Os  sintomas são: manchas vermelhas  na pele, manchas brancas dentro das bochechas . É transmitida por secreções da pessoa contaminada: tosse, coriza e conjuntivite também tocando objetos infectados e levando-os à boca ou nariz, assim como ambiente fechados, se tiver pessoa contaminada.
 
PREVENÇÃO - O sarampo pode ser prevenido apenas através da vacina tríplice viral. Quem recebeu duas doses da vacina contra o sarampo  na infância está protegido – a mesma vacina protege também contra a rubéola e a caxumba. Procure sua carteira de vacinação para certificar-se. Quem teve a doença em criança estão imunizados.  Quem não sabe se tomou ou teve sarampo deve tomar, pode ter reações alérgicas, raríssimas. Grupo de risco está quem não foi vacinado ou nunca teve sarampo.
 
INCUBAÇÃO - A incubação da doença dura entre uma semana a 21 dias, e a transmissão da doença acontece cinco dias antes de aparecerem os sintomas. O diagnóstico acontece por meio de exames clínicos e laboratoriais.
 
ALÉRGICOS - Crianças com alergia grave ao leite de vaca (reações imediatas como anafilaxia) não devem receber a vacina tríplice viral, que contém lactoalbumina. Pelo sim, pelo não, os alérgicos a algum componente do imunizante podem conversar com seu médico antes de irem para o posto.
 
CONSEQUÊNCIAS - As complicações mais comuns para quem tem sarampo são as otites e a diarreia. No caso da infeção do ouvido, estima-se que uma em cada dez crianças seja afetada. Já em relação à diarreia, esse valor é inferior a um por cada dez. Também a pneumonia pode ser uma consequência do sarampo. Mais raros são os casos em que se desenvolve uma encefalite. Embora seja raro, a longo prazo, uma pessoa que tenha tido sarampo pode desenvolver-se a panencefalite esclerosante subaguda (PESS), um infeção do cérebro e pode demorar entre sete e dez anos pra se manifestar.

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook