Paulo Frange

Obesidade versus coração - uma pandemia (P1)

É muito importante chamar a atenção das mães, pais, avós e também das nossas crianças sobre um tema tão importante, presente no mundo todo, a obesidade, que já não é uma epidemia e, sim, uma pandemia – e o Brasil não está fora disso, tendo uma prevalência na população em todos os nossos Estados das Capitais como interior.

Nos últimos 10 anos, as pessoas que estão acima do peso representam a metade da população do Brasil, e as que estão obesas, ou seja, com índice de massa corpórea acima de 30, chega agora a 18.9 % da população, o que significa que, em cada cinco brasileiros, um está acimamdo peso.

E obesidade tem correlação direta com os problemas do coração, infarto e o derrame miocárdio e cardiovascular, além de problemas como a hipertensão arterial e também antecipa ou acelera a presença da diabetes.

A diabetes representava 5% da nossa população e, hoje, representa 9%, ou seja, quase que dobrou - o que é motivo de preocupação muito grande. Nós cardiologista tratávamos o paciente da pressão alta e derrame e, hoje, nós não temos como nos afastar de tratar da obesidade em si. E não é dar remédio para que a pessoa possa emagrecer - isso é outra situação para casos excepcionais, a grande parte se trata apenas com mudança do comportamento.

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook