Paulo Frange

Informativo Coronavírus nº 66

Cada País no mundo respondeu à pandemia , com as armas que tinham e com características inerentes aos seus sistemas de Saúde e Político .

Aqui , temos duas ilhas , Cuba com quase 15 milhões de habitantes e Nova Zelândia com 5 milhões .
Cuba com embargos econômicos e inclusive impedida de receber recursos de fundos emergenciais , com infraestrutura muito frágil e sem investimentos . Mas, um sistema de saúde gratuito, para todos e com capilaridade em cada quarteirão do país!! Tem o maior número de médicos por mil habitantes no mundo .
Mesmo assim , a partir do primeiro caso do COVID-19 , direcionou 25 mil alunos de medicina , das duas 28 Escolas Médicas para visitar todas as casas da Ilha , falar com as pessoas , checar temperatura e orientar isolamento . PREVENÇÃO COM ORIENTAÇÃO. Isso sem contar com o trabalho do Programa do Médico de Família.
Na Nova Zelândia, testagem em massa é um diálogo aberto e DIARIO de uma Primeira Ministra incansável e carismática, que envolveu toda a população, colaborativa e muita PARTICIPAÇÃO nas decisões. Aqui não falta dinheiro e nem informação.
Dois modelos de sucesso até o momento.
Cuba, ainda se arriscou muito. Com o seu PIB dependente do turismo, foi o último país das Américas a fechar seus Aeroportos ao turismo internacional.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook