Paulo Frange

Homenagem - Narizes de Plantão

“Narizes de Plantão” recebe homenagem do Vereador

No dia 11 de setembro/19, aconteceu, no Plenário da Câmara Municipal, a solenidade em comemoração ao 9º aniversário do Narizes de Plantão – projeto de extensão do Centro Universitário São Camilo. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Paulo Frange (PTB).

Narizes de Plantão é um projeto de extensão do Centro Universitário São Camilo, cuja ‘missão’ é usar a arte do palhaço para modificar o ambiente hospitalar, bem como as percepções do estudantes da área da saúde sobre as relações humanas, buscando uma maior humanização na relação com o paciente.

A mesa da cerimônia foi formada por: vereador Paulo Frange, Rita Calegari e Camila de Melo Demare, representando o “Narizes”, padre João Batista Gomes de Lima, do reitor do São Camilo e Mauro Fantini, idealizador e coordenador do grupo.

 

EXPRESSARAM-SE:

Após a execução do hino, leitura das mensagens de congratulações e outras formalidades, foram ouvidas as palavras de convidados especiais do evento, integrantes e autoridades presentes, que foram intercalados a performances dos palhaços Aurora e Sebastião.

Expressaram-se, Camila De Melo Demare, nutricionista especialista em comportamento alimentar e terapia ocupacional. Palhaça ancestral da Turma VII; Rita Calegari, psicóloga, especialista em psicologia da Saúde, gerente multiprofissional da rede São Camilo e Padre João Batista Gomes de Lima, presidente da Sociedade Beneficente São Camilo e reitor do Centro Universitário São Camilo.

Na sequência se expressou o vereador Paulo Frange, que falou das origens do “clown” – palhaço em inglês – que expõe o ridículo e as fraquezas de cada um, ou a dilatação dos aspectos ingênuos, puros e humanos. No caso dos palhaços que atuam nos hospitais – é uma forma de humanizar a relação entre o agente de saúde e o paciente.

O vereador lembrou que a primazia de ter transformado essa ação em um curso, tinha que ser do Centro Universitário dos Camilianos, que tem como referência São Camilo de Lellis, o santo protetor dos médicos - que pregava: “mais coração nas mãos” no tratamento de enfermos, ou seja, pôr o coração nas mãos e com as mãos tocar no doente, o que hoje não é muito usual.

HONRARIAS       

Seguiu-se a entrega de homenagens, uma placa de reconhecimento a colaboradores e amigos do “Narizes de Plantão”. As seguintes pessoas:

- Chamamos Rita Calegari, psicóloga e mestre em ciências, é gerente multiprofissional da rede São Camilo, que recebe em nome do Hospital São Camilo da Pompéia, instituição atenta à humanização e que recebe com muito carinho o Narizes de Plantão.

- Bianca Bongiorno de Cillo, médica emergencista dos hospital Beneficência Portuguesa e Hospital São Luís. É palhaça ancestral da Turma I do Narizes de Plantão. Recebeu a placa em nome do Narizes de Plantão.

  - Padre João Batista Gomes de Lima, presidente da Sociedade Beneficente São Camilo e reitor do Centro Universitário São Camilo, que recebe a placa em nome do Centro Universitário São Camilo, a casa do “Narizes de Plantão”.

- Mauro Fantini – fundador do “Narizes de Plantão” - que levou a ideia de ensinar a arte do palhaço aos estudantes dos cursos voltados à Saúde do “São Camilo”. Os estudantes queriam fazer algo além de aprender técnicas, “foi quando eu disse a eles, eu sou biomédico e palhaço”. E tudo começou.

Fantini é biomédico e professor de Centro Universitário São Camilo, fundador e coordena o grupo Narizes de Plantão. Acredita que “a arte pode salvar os encontros e que os encontros podem salvar o mundo”.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também