Paulo Frange

Novo Projeto de Lei: Museu do Futebol Varzeano

Preservação das memorias do terrão é projeto de lei do vereador PAULO FRANGE

Conhecido como berçário de muitos craques, o futebol de várzea sempre revelou muitos talentos do esporte em São Paulo. Os campos de terra espalhados pelos bairros do município são palcos para que a arte com a bola aconteça, muitas vezes, no improviso. Trave de gol feita de chinelos, bancos levados de casa se tornam arquibancadas e a torcida fica por conta dos próprios moradores do bairro. A tradição varzeana se funde com a história do município e resiste até os dias de hoje graças ao ativismo social comunitário, que se organiza e faz o trabalho acontecer.

Atendendo a proposta provocada por um grupo de pessoas com marcantes e importantes participações no futebol varzeano, o vereador PAULO FRANGE deu origem ao Projeto de Lei (PL) N° 560/2021, que tem como objetivo o "Museu do Futebol Varzeano”, em São Paulo. Um espaço aberto ao público e que contemplará todos os clubes de várzea da cidade, em que poderão expor seus materiais. Mesmo que o estado tenha um espaço físico voltado à história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial – Museu do Futebol localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, esse local não inclui o enredo do que acontece no município, antecedendo os grandes eventos futebolísticos. O local será definido de comum acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer do Município.

Entre os jogadores profissionais que iniciaram suas carreiras na várzea estão: Elias, o garoto que começou no time varzeano Leões da Geolândia, na Vila Medeiros, Zona Norte, já passou pelos times profissionais Atlético Mineiro, Ponte Preta, Flamengo e Corinthians, além de Sporting e Atlético de Madrid, na Europa. Paulinho, ídolo corinthiano que foi revelado em uma quadra no Lauzane Paulista, também Zona Norte, já disputou duas Copas do Mundo pela seleção Brasileira. David Luiz encarou os primeiros desafios nos campos de terra do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, já jogou nos times Paris Saint-Germain, foi convocado para a Seleção Brasileira e atualmente está no Chelsea, da Inglaterra.

O campeonato “Taça das Favelas” foi um dos responsáveis por colocar o futebol de várzea em destaque. Podemos relembrar também O “Desafio ao Galo”, programa do jornalismo esportivo que ficou famoso na Rede Record de Televisão com as transmissões dos jogos nos terrões pelas manhãs de domingo.

Agora, o projeto irá passar por comissões e votações internas na Câmara Municipal de São Paulo para que o sonho de tantos jovens e organizadores seja realizado. A várzea é amor maternal pelo futebol e deve ser preservada.

 

 

Pesquisar

Filtrar por Categoria

Facebook

Veja também