Paulo Frange

As razões da criação da Bengala Verde

A Bengala Verde foi usada pela primeira vez na Argentina em 1996, por iniciativa da professora de educação especial, Perla Mayo, com o objetivo de enfrentar as dificuldades específicas do universo de quem tem baixa visão. No Brasil, o Grupo Retina desenvolve, desde 2014, a "Campanha Bengala Verde" para promover essa iniciativa em todo o território nacional. Em São Paulo, uma Lei do vereador Dr. Paulo Frange sobre o tema acaba de ser aprovada.

NÃO É SÓ UMA MUDANÇA DE COR

O Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Paulo Frange – que agora (agosto/2019) virou Lei - é mais um passo para que os brasileiros aprofundem e qualifiquem o debate sobre o tema, com a ampla participação das pessoas com baixa visão e dos diversos setores da sociedade.  “Não é apenas uma mudança de cor, na verdade, representa uma efetiva oportunidade para informar sobre as características da baixa visão e as dificuldades enfrentadas por seis milhões de pessoas que vivem entre o ver e o não ver", disse o vereador.

MAIS IDENTIDADE E VISIBILIDADE SOCIAL

A intenção da diretora do Centro Mayo de Baja Visión, localizado em Buenos Aires, ao criar a Bengala Verde, foi contribuir para a aceitação do uso da bengala pelas pessoas com baixa visão - porque elas rejeitam a bengala branca por ser um símbolo da cegueira – e para construir para os de baixa visão a noção de pertencere

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também