Paulo Frange

Notícias

Quais vacinas devem ser tomadas durante a vida

O Calendário de Básico Vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Leia mais...

.

 

SUS oferece novo tratamento para pacientes com degeneração da retina

 (Foto: A degeneração macular provoca perda no centro do campo de visão)

Dr. Paulo Frange comemora a decisão do Ministério da Saúde que informou ter ampliado o tratamento oferecido a pacientes com degeneração macular relacionada à idade por meio da oferta do medicamento antigiogênico e do exame de tomografia de coerência óptica.

Os dois procedimentos, segundo Dr. Paulo, são importantes para a detecção precoce e para tratar casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. Disse ele:
- “Essa notícia é muito importante, pois inúmeros serviços de oftalmologia têm dificuldades com o diagnóstico pelo fato de o SUS não pagar esses procedimentos de diagnóstico e tratamento”.

Segundo matéria do portal UOL, a degeneração macular atinge a parte central da retina e leva à perda progressiva da visão central. A doença quando relacionada à idade é uma doença progressiva que acomete a área central da retina, onde as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco é o aumento da idade. A doença pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%).

Treinamento em primeiros socorros para educadores

Projeto de Lei do vereador Dr. Paulo Frange (PL 452/16) propõe a criação de um programa de capacitação e treinamento de primeiros socorros para os professores e profissionais da área da educação.

De acordo com a justificativa do PL, os professores e profissionais da educação devem estar preparados para atender os alunos em possíveis acidentes ou incidentes dentro do ambiente escolar.

O Projeto de Lei cita que os alunos estão sujeitos a sofrer algum tipo de trauma, seja durante atividades esportivas ou até mesmo por mal estar. Desta forma, o vereador destaca a importância de ter profissionais capacitados e treinados para prestar os primeiros atendimentos.

O Projeto está em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esportes.

É hora de todo mundo ajudar no combate ao Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação de 8,5 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 240 Agentes de Proteção Ambiental (APAs), visando o combate à dengue e outras arboviroses, com a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zica e chinkungunya , o Aedes aegypti. A população deve também colaborar, evitando o acúmulo de água em quintais e casas e também denunciando locais suspeitos de ser focos do mosquito.

A Secretaria realizou também, recentemente, diversas ações em cemitérios públicos para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Também foram realizadas inspeções em vasos de plantas, com a busca e eliminação de criadouros, distribuição de folders educativos, orientações de cuidados de prevenção e aplicação de larvicida biológico BTI (utilizado em nebulização de pontos estratégicos, como desmanches, borracharias, etc.).

A Secretaria, através de agentes dos Suvis, tem, ainda, visitado algumas residências com objetivo de instalar armadilhas para testar a resistência do mosquito Aedes Egypti aos inseticidas usados no seu combate pela Prefeitura. A armadilha visa à coleta de ovos do mosquito e fica nos locais escolhidos durante quinze dias, com monitoramento semanal, após esse período a armadilha é retirada para estudo.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR:

Espera-se que com essas ações preventivas o combate ao mosquito se de de forma satisfatória, mas a população deve ser o principal aliado dos agentes de saúde. Observe, abaixo, o que pode ser feito pra ajudar:

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

  • Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
  • Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
  • Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

 

Novembro Azul - Mês da saúde do homem

Sobre a Saúde do Homem, o vereador e médico, Dr. Paulo Frange, alerta:

- “A população masculina apresenta altos índices de mortalidade, vivendo, em média, sete anos a menos que as mulheres – e isso ocorre porque não procurar os serviços de saúde adequadamente, não tem a preocupação de se prevenir” – disse.

Essa é a justificativa da Lei de sua autoria que instituiu a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Lei 383/2011) – que propõe a organização de uma rede de atenção à saúde do homem na rede municipal de saúde.

O Novembro Azul existe, justamente por isso, para alertar da necessidade de o homem ir ao médico e perder o medo do exame de próstata.

As Unidades Básicas de Saúde organizam atividades e divulgação dos serviços médicos voltados ao homem neste mês, um incentivo à Saúde masculina.

 

 

Valorizar e fortalecer o SUS é preciso

Matéria publicada pelo Portal UOL destaca o pouco valor que o brasileiro dá ao SUS – Sistema Único de Saúde, por relacioná-lo a filas ou a falta de medicamentos e de médicos. Mas o que muitos não sabem é que, apesar de ter problemas (que não são poucos), esse programa da saúde pública brasileira é considerado referência internacional.

Segundo os especialistas consultados pelo portal UOL, o SUS, além de ser apontado recorrentemente como exemplo em congressos internacionais.

Uma ótima característica do SUS é o Programa Saúde da Família (PSF) – que precisa ser ampliado – e que tem foco na atenção básica. A OMS (Organização Mundial da Saúde) o considerou um dos 10 melhores do mundo ao lado de iniciativas norte-americanas, inglesas, nórdicas e japonesas. "É o nosso grande astro", afirma Marco Akerman, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública USP (Universidade de São Paulo).

O Saúde da Família se destaca tanto pelo tamanho de sua cobertura, bem como pela sua eficiência no controle da mortalidade infantil e da hospitalização por doenças crônicas (hipertensão e diabetes). Implementado em 1994, o programa atende 123 milhões de pessoas em quase todos os municípios.

O QUE É O PSF?: Ligada a uma Unidade Básica de Saúde, a equipe multifuncional (que inclui médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e, em alguns casos, dentista e nutricionista) é responsável por conhecer a realidade das famílias locais, identificar os problemas de saúde mais comuns e acompanhar o tratamento.

OUTRAS INICIATIVAS DO SUS

Programa Nacional de Imunização garante o acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS. Foi o que garantiu a erradicação de doenças como varíola e poliomielite (paralisia infantil), bem como o controle de doenças.

Para conter a epidemia de Aids, o Brasil, diferentemente de muitos países, preferiu atuar na prevenção e também custear todo o tratamento. Desde 1996, o país garante acesso universal e gratuito aos antirretrovirais.

O Brasil é o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, segundo o consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes. De acordo com ele, cerca de 90% das cirurgias são feitas com recursos públicos.

Tratamento contra Hepatite C. O Brasil oferece atualmente um dos melhores tratamentos do mundo para os seis genótipos da hepatite C.

Controle do tabagismo. "O Brasil desenvolveu o melhor programa de tabagismo do mundo", salienta o consultor Eugênio Vilaça Mendes, que diz que os nossos avanços no tema são bem mais expressivos do mundo....

...

Leia mais: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm

10 milhões PAR obras do Hospital Brasilândia

O Hospital da Brasilândia é a única obra da zona norte que foi retomada pela atual administração da Prefeitura, pois os recursos iniciais foram garantidos pela venda de um imóvel da prefeitura: o prédio do Hospital São Camilo (de Santana), que estava sob concessão, numa articulação do médico, Dr. Paulo Frange, Hospital São Camilo e Prefeitura.

Foi garantido, ainda, outros recursos na Lei Orçamentária e na do Orçamento e, agora, entrarão cerca de 10 milhões em caixa para a fase final do Hospital, advindo da venda de área no Mandaqui, que o Supermercado Bergamais utilizava indevidamente há duas décadas e agora terá que comprar.

- "Levando-se em conta as condições de mercado e as normas técnicas vigentes, observado o valor de mercado, o preço mínimo do imóvel do Bergamais é de R$19 milhões e R$ 611mil, metade virá para a o Hospital Brasilândia, o que foi garantido por emenda da minha autoria", disse o vereador e médico, Dr. Paulo Frange.

O Hospital fica na Estrada do Sabão, altura do número 800, Vila Brasilândia.

Parque Toronto, em Pirituba, deverá ser requalificado

Dr. Paulo Frange visitou, na manhã de 8/11/2018, o Parque Toronto. Disse ele: - "É um espaço maravilhoso da cidade, pouco conhecido dos paulistanos , mas muito importante para a região noroeste e que tem Maria Lara Silva como gestora - o que nos orgulha muito pelo envolvimento e dedicação".

O vereador informou da possibilidade de reforma e reconstrução de uma das passarelas que está quebrada, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento, com o empenho do secretário Dr. Eduardo de Castro - para breve, "Vamos dedicar recursos para reforma de quadras, para requalificar esse equipamento público" - disse.

....

Na foto com a administradora do Parque, Maria Lara Silva. 

Dr. Paulo visita com Covas o Hospital Brasilândia

O vereador Dr. Paulo Frange participou da visita feita pelo prefeito Bruno Covas e pelo secretário da Saúde, Edson Aparecido, às obras do Hospital Vila Brasilândia, na manhã desta quinta-feira, dia 22/11/2018, que tem obras da sua fase final sendo realizadas.

Dr. Paulo vem reivindicando esse Hospital desde o seu primeiro mandato, há duas décadas, por entender, desde então, que o distrito Brasilândia é o único da região Noroeste da Cidade sem “um leito hospitalar” - e com a população sempre crescente. Essa necessidade acabou por sobrecarregar as demais unidades próximas, o que deverá ser sanado agora.

Dr. Paulo foi o responsável por alocar recursos do Orçamento do Município para o Hospital e atuou nos bastidores para que recursos da venda de dois imóveis da Prefeitura, que estavam sob concessões, fossem destinados para o Hospital, como o Hospital São Camilo (100%) e Supermercado Bergamais (50%), ambos na Zona Norte.

O Hospital terá 305 leitos, sendo 40 para UTI, tem seis andares e é dividido em três blocos: o primeiro, para atendimentos obstétrico, pronto- atendimento, pediátrico, ortopedia, ambulatório, espera e hospital-maternidade. O hospital será entregue por fases em meados do ano de 2019.

No Bloco 2 estarão alas para internação adulta e pediátrica, UTI’s neonatal e pediátrica, centro cirúrgico, centro obstétrico, centro de diagnóstico por imagem, e centro cirúrgico ambulatorial, farmácia central, lavanderia e outros serviços de hospedaria e cozinha. No bloco 3, funcionará o Pronto-Socorro, que assim como o hospital-dia será entregue na primeira fase em meados do ano que vem.

Dr. Paulo destacou o fato de que o Hospital terá alas de internação pediátrica, maternidade e ala psiquiátrica, preenchendo lacunas no atendimento para toda a região Noroeste nestes setores.

Inauguração da UBS Interativa/ Taipas

Dr. Paulo Frange participou na quinta-feira, dia 22/11/2018, da inauguração da UBS Interativa, em Taipas, distrito do Jaraguá, quando o prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edison Aparecido, estiveram presentes nesta unidade. Um investimento de R$3,9 milhões.

Dr. Paulo soube, na ocasião, que outras reivindicações que tem defendido na área da saúde estão sendo equacionadas pela Prefeitura e acontecerão em breve, como a inauguração da UPA do Hospital Pirituba, anunciado pelo prefeito, e ampla reforma do Hospital Municipal de Pirituba, cujo recurso está sendo negociado junto à Caixa, conforme informou o Secretário neste dia.

Dr. Paulo pode observar na UBS Interativa um novo padrão em Unidade de Saúde, o equipamento atendimento odontológico moderno e que propiciará, um atendimento de 648 consulta/mês. A Unidade tem 58 salas, em dois pavimentos e conta com seis equipes de Saúde da Família. Serão oferecidos ainda os programas Mãe Paulistana, Remédio em Casa e Oxigênio Domiciliar.

A capacidade da UBS Interativa é para 2.496 consultas médicas/mês; 7.200 visitas domiciliares/ 936 consultas de enfermagem, entre outros serviços, como exames de análises clínicas e os atendimentos médicos corriqueiros.

Acompanhou a inauguração, o diretor do Hospital de Pirituba – que é referência da unidade, Dr. Renato Tardelli; o supervisor regional de Saúde de Pirituba, Dr. Wagner Fracini. Também presente o coordenador  Regional de Saúde Norte, Dr. José Mauro , entre outros, vereadores e secretários.

Pesquisar

Saúde com Paulo Frange

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

Vereador Paulo Frange

Facebook