Paulo Frange

Notícias

Pesquisa clínica e a preocupação com as doenças raras

Em 28 de fevereiro/ 2018 comemora-se o Dia Mundial da Doença Rara, que foi criado com o objetivo de sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e toda a dificuldade que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.

FORUM - O médico e vereador Dr. Paulo Frange tem dado especial atenção ao assunto através do apoio e participação no FOCEP - Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa - que objetiva desburocratizar os procedimentos para o registro de pesquisas com seres humanos, na busca de medicamentos para tratamento de doenças raras, entre outras.

O FOCEP - realizará a Semana Municipal de Pesquisa Clínica, nos dias 10, 11, 12, 14, 17, 20, 22 de março/2017, na Câmara Municipal de São Paulo, na Sala Sergio Vieira de Melo, por iniciativa do vereador Dr. Paulo Frange, patrono deste Fórum - e no dia 15 15/03, no Instituto Prevent Senior, Rua Alvorada,1355, Itaim Bibi, das 14 às 18h.

ENCONTRO - No dia 16/03 acontece o 20º Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica, no Teatro Prevent Senior - Rua Coropé, 88 – Pinheiros, das 9 às 17h.

8 MIL DOENÇAS - De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, atualmente o Brasil conta com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara, e são mais de oito mil tipos de doenças raras. A estimativa da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) é que 75% dos pacientes apresentem sintomas entre 0 e 5 anos de idade.

...

Foto, cena do filme Extraordinário que trata do caso real de um garoto com um doença rara.

No dia mundial do enfermo, uma reflexão do Dr. Paulo

No dia do Enfermo, 11 de fevereiro, o Dr. Paulo Frange lembrou-se do protetor dos enfermos, São Camilo de Lellis e fez uma reflexão sobre esse santo da igreja católica, nascido em 25 de maio de 1550:

- "Quando falarmos dos nossos sentimentos e emoções, chamamos o coração e ele logo explica tudo". Lembra que as frases que envolvem sentimentos, sempre apelam ao coração, tais como:
“O coração está aberto”, “o coração está pequenininho”, “o coração está apertado”, “o coração está partido”, “o coração dele é de pedra”, “tem o coração duro”, “o coração está ferido”, “coração está sangrando”...
... Enfim, quando nós não conseguimos falar o que estamos sentido apelamos logo para o coração, e o deixamos falar!
São Camilo de Lellis falava do coração: 'Mais coração nas mãos', dizia.

Mas de que falava? De um lado, a manifestação da sensibilidade humana, a sensibilidade humana mistura-se com fraternidade, e se traduz por sensibilidade, pelo toque, pelo carinho. Este é o coração que Camilo buscou simbolizar. Nas mãos, o simbolismo da tecnologia, treinamento, qualificação, qualidade e eficiência no atendimento.

Dr. Paulo defende esse princípio: tratar o enfermo com sensibilidade, ou seja, colocar o "coração nas mãos". Na hora do tratamento, sentir e tocar o enfermo, afinal, a sensibilidade é parte da cura.

 

Uniceu, boa opção em universidade pública

O vereador Dr. Paulo Frange informa sobre os cursos da UniCEU, que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou 47 Polos de Apoio Presencial, para oferta de cursos de licenciatura, aperfeiçoamento, bacharelado e pós-graduação, em parceria com o Ministério da Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade Educação à Distância. São sediadas nos CEU’s – Centro Educacionais Unificados, na Cidade.

A UniCEU é totalmente gratuita, mas para fazer os cursos é necessário passar por um processo seletivo. São cursos de Engenharia, Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia, Educação Física e de pós-graduação em diversas áreas. As aulas são presenciais e também à distância.

Nas unidades, acontecem os momentos presenciais, como avaliações, videoconferências, práticas laboratoriais, além do acompanhamento e orientação dos tutores.

Dúvidas devem ser esclarecidas nas unidades ou encaminhadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - As inscrições para esse ano ainda não foram abertas.

POLOS UNICEU, ACESSE : http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Polos

Reunião com vizinhos do Hospital Brasilândia

Dr. Paulo Frange esteve na Rua Amaniutuba, em Vila Brasilândia, na noite de 26/02/2019, quando conversou com os moradores locais e esclareceu dúvidas sobre o Hospital Vila Brasilândia, ali perto, na Estrada do Sabão, que se encontra em fase de acabamento.
Falou desta que foi a obra que o motivou, desde o seu primeiro mandato, inspirado diretamente no médico e ministro da Saúde por duas vezes, Dr. Adib Jatene, e que agora é nome do Hospital que deverá ser inaugurado, pelo menos em parte (Pronto-Socorro e Hospital-Dia) ainda neste ano. O Hospital é uma bandeira é um trabalho de 20 anos. 
Considerou mais que merecido o nome dado, do qual ele foi um dos autores da lei de denominação, pois testemunhou, no passado, a preocupação do Dr. Jatene, pelo fato de a Brasilândia não ter um leito hospitalar – isso já há mais de 20 anos. Hoje é mais que uma necessidade. 
Dr. Paulo falou das verbas que conseguiu para a obra, como a venda dos imóveis públicos, do Hospital São Camilo e Supermercado Bergmais – que estavam sob concessões da Prefeitura. E também sobre a destinação de verbas do Orçamento para a obra e que garantiram a continuidade do trabalho e o atual estágio da mesma.
Sobre o funcionamento do Hospital, explicou que a sua administração será privada, ou seja, por uma Organização Social, mas que o nome da instituição ainda não foi definido. A escolha será feita por chamamento público e a que tiver a melhor proposta para atender mais e melhor com os recursos disponíveis, ganhará o direito de fazê-lo.
Respondeu ainda sobre os empregos que serão gerados, cerca de dois mil iniciais, podendo chegar a cinco mil, fora os médicos, pelo menos 500 profissionais. Disse que está empenhado em fazer com que a instituição que ganhar a licitação se comprometa em contratar prioritariamente moradores da região e mais próximos ao Hospital.
Dr. Paulo Foi questionado sobre a possibilidade de o Hospital ter serviço de hemodiálise, uma reivindicação de um dos senhores presentes, que hoje ele tem que se locomover até o Ibirapuera para fazer esse procedimento. Outra questão levantada por uma das senhoras presentes foi em relação à necessidade de fazer um estudo e reformulação viária nas proximidades do Hospital, com redutores de velocidade etc., que já é uma necessidade hoje. 

A importância da pesquisa clínica (Placebo)

O QUE É PLACEBO? - É grande a importância do placebo nas pesquisas para se descobrir novos medicamentos ou tratamentos. Trata-se de substância sem propriedades farmacológicas, administrada a pessoas ou grupo de pessoas como se tivesse propriedades terapêuticas e serve, em uma pesquisa, como contraponto para se medir o efeito do remédio em teste.

No site da Focep - que congrega comitês de pesquisa em São Paulo - há mais explicações sobre placebo e também vários itens ligados a uma pesquisa clínica – ou seja, que envolve gente. Conheça mais acessando: http://www.focepbrasil.net.br/site/

E saiba mais também sobre o 20º Encontro Nacional em Pesquisa Clínica - organizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - e veja como participar. Acesse: https://www.facebook.com/…/a.21334083212…/1947346655390698/…

Mais um passo na construção do Hospital Brasilândia

Mais uma etapa vencida. O Hospital da Vila Brasilândia incia agora a fase de acabamento. Uma bandeira, desde o meu primeiro mandato, que caminha para a parte final.
A paisagem da Vila Brasilândia agora é outra.O hospital é esperado pela população da região há mais de 20 anos. A estrutura está dividida da seguinte maneira: os blocos A e B, com oito e dez pavimentos, respectivamente, abrigarão atividades administrativas e hospitalares, como espaços para internação, centro cirúrgico e diagnóstico e hospital-dia. O bloco C, com dois pavimentos, receberá o pronto-socorro, e o bloco D, também com dois pavimentos, abrigará áreas técnicas como a central de geradores, equipamentos de refrigeração, reservatórios, resíduos, ar condicionado, gás medicinal e subestação.

O novo hospital terá aquecimento solar como complemento do aquecimento central e armazenamento de água de reúso para as descargas e conservação dos jardins. O projeto prevê ainda aproveitamento de iluminação natural, com janelas amplas. Imagens da perspectiva arquitetônica estão disponíveis no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/album_de_fotos/index.php?p=180311&image=2

Casos de dengue estão maiores em 2019

É preciso, portanto, continuar com a mobilização contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo confirma, de acordo com o boletim de casos de arboviroses (doenças transmitidas por vírus) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), os 201 casos de dengue na cidade de São Paulo.

O número de casos da doença em 2018 chegou a 563.
A Covisa não registrou nenhum caso de pessoas que tenham contraído os vírus da zika e chikungunya, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação à febre amarela, embora o vírus da forma silvestre da doença esteja em circulação conforme comprovou a contaminação de um macaco bugio no Jardim Botânico/ Parque Zoológico, não há nenhum caso confirmado de contaminação da doença em humanos.

 

Dr. Paulo: apoio à Semana de Pesquisa Clínica

O vereador Dr. Paulo Frange participa da Semana Municipal de Informação e divulgação da Pesquisa Clínica - de 11 a 16 de março/19, quando acontece ainda o 20º Encontro Nacional em Pesquisa Clínica - organizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica.

Os temas e datas da "Semana" - que tem apoio do Dr. Paulo Frange, patrono do evento  são os seguintes:

- Processos Éticos na Condução da Pesquisa Clínica envolvendo seres humanos, dia 11/02 - segunda-feira. Local: Câmara Municipal, Viaduto Jacareí, 100.

- O Mercado de Pesquisa Clínica para Profissionais do Setor, dia 12/02, terça-feira;

- Evento da Comissão de Pesquisa Clínica, dia 13/02, quarta-feira, Local: Rua Alvorada, 1355, Itaim Bibi.

- Avanços e Desafios dos Patrocinadores e Serviços de Suporte... dia 14 /02, quinta-feira; Câmara Municipal, Viaduto Jacareí, 100.

- Os Desafios da Estruturação e Manutenção de um Centro de Pesquisa, dia 15/02, sexta-feira; Câmara Municipal, Viaduto Jacareí, 100.

- 20º Encontro Nacional de Profissionalização em Pesquisa Clinica, dia 16/02, sábado - Local: Rua Coropé, 88, Pinheiros

Dr. Paulo Frange questiona erro no IPTU/ 2019

Dr. Paulo Frange integra neste ano legislativo de 2019 a Comissão de Finanças e Orçamento – aquela que examina e emite pareceres sobre Projetos de Lei relativos à matéria orçamentária e tributária, com destaque para o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

É essa Comissão que irá  examinar erro detectado no IPTU deste ano, em torno de 9%, lançado a mais pela prefeitura para mais de 90 mil imóveis.

Dr. Paulo disse que tem recebido manifestações de diversos munícipes sobre aumentos descabidos, inclusive em porcentuais maiores que 9%, isso teria ocorrido também em anos anteriores.

O Vereador diz que pretende questionar o Secretário da Fazenda do município, Philippe Duchateau, sobre a situação e o que  irá fazer para sanar a questão, o que deverá acontecer durante uma Audiência Pública marcada  para a próxima quarta-feira (27/02), às 10h, no Auditório Prestes Maia , na Câmara.

Na ocasião, o Secretário deverá também fazer uma apresentação da gestão fiscal do município durante o último quadrimestre de 2018, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal.

...

Também compõe a Comissão de Finanças e Orçamento os vereadores Adriana Ramalho (PSDB), Isac Felix (PR), Rodrigo Goulart (PSD), Atílio Francisco (PRB), Fernando Holiday (DEM), Ota (PSB) e Paulo Frange (PTB).

 

A necessária vacinação contra a febre amarela/ 2019

Dr. Paulo Frange (PTB) diz que o alerta está mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, todo paulistano com idade superior a 9 meses que não esteja imunizado deve procurar um dos postos de vacinação espalhados pela Cidade ou às Unidades Básicas de Saúde. A cobertura imunológica contra a doença está em 77% da população. A meta é atingir 95% de cobertura até maio.

O Vereador diz que a dose que protege contra a febre amarela está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana e, aos sábados, em Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS integradas. As unidades que abrirão neste sábado (23) e os horários de atendimento estão nesta página.

Em 2018 foram confirmados 13 casos de febre amarela contraídos na cidade de São Paulo, que resultaram na morte de seis pessoas. A vacina é a forma mais eficaz e segura de se proteger contra a doença. Mais de 2,6 milhões de moradores da capital paulista ainda não está protegida contra a febre amarela.

Quais vacinas devem ser tomadas durante a vida

O Calendário de Básico Vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Leia mais...

Pesquisar

Saúde com Paulo Frange

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

Vereador Paulo Frange

Facebook