Paulo Frange

A magnífica estrutura do SUS

A magnífica estrutura do SUS

O vereador Paulo Frange analisou, em artigo recente, o papel importante do SUS no tratamento da Covid-19, isso num universo de 5.570 municípios do Brasil – sendo que, cerca de 55 milhões de brasileiros (26%) vivem em 276 cidades, com população de 100 a 500 mil habitantes – e destes, apenas 95 municípios ainda não registravam casos confirmados de covid-19 até o final de julho/20. Essas cidades são grandes polos do interior desse país, que possuem estruturas de saúde capazes de atender à demanda.

Considerando-se ainda que há 754 municípios, com população de 50 a 100 mil habitantes, e estes, com certeza, não possuem UTI, e quando as tem, não tem o médico intensivista e tampouco a tomografia.

PROPAGAÇÃO CO CORONAVÍRUS

O vereador PAULO FRANGE lembrou que, o risco de propagação do coronavírus é sempre maior em municípios com população adensada, acima dos 500 mil habitantes. Por exemplo:

- “Nos 49 municípios com população maior que 500 mil habitantes a propagação do vírus é 17 vezes maior que nas cidades até 25 mil habitantes, 11 vezes maior que aquelas com 50 a 100 mil habitantes e 6 vezes em relação as cidades de 100 a 500 mil habitantes” – escreveu.

Esse é o retrato atual do Brasil. O único país do mundo, com essas características, mas com um sistema de saúde também único, o SUS, que tem capilaridade em todos os municípios, hierarquizado e universal.

Sem isso seria o caos.

É claro que o sucesso seria maior se o distanciamento social fosse cumprido à risca pela população, além dos cuidados de higiene e afastamento social e uso de máscaras – mas de qualquer forma o SUS tem suportado a demanda, graças à sua estrutura magnifica com 31 anos de existência e que, nunca havia sido colocada à prova como agora.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também