Paulo Frange

Dr. Paulo participou do Congresso da Associação Brasileira do Sono

Dr. Paulo Frange, vereador de São Paulo, foi saudado neste sábado na abertura do Congresso Brasileiro do Sono, como “um grande apoiador da causa dos transtornos do sono”, pela dirigente da Associação Brasileira do Sono, a neurologista e especialista em Medicina do Sono, Dalva Poyares. Ocasião em que fez a abertura do encontro, falando sobre a lei de sua autoria que prevê o diagnóstico e tratamento da apneia do sono, mal que atinge milhares de brasileiros – e que é, muitas vezes, tratada como pilhéria, já que o seu sintoma imediato é o ronco, mas pode se agravar, gerando AVC’s e distúrbios cardíacos e tumores cerebrais, entre outras doenças.

A Lei da Apneia foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, mas ainda não foi regulamentada, sendo que, no processo de avaliação do prefeito, este vetou o tratamento via CPAP, previsto, alegando o custo alto do aparelho. Hoje, mesmo o diagnóstico, acontece apenas no sistema público de Saúde do Estado, e a intenção é que aconteça também no âmbito municipal.

O Vereador explicou que há mais de 600 pessoas que conseguiram o aparelho CPAP pela via judicial, “mas muita gente não sabe disso”. O correto, em sua opinião, e dos profissionais presentes, é que a doença seja assumida pela Prefeitura/ Estado, arcando com o diagnóstico, feito através da Polissonografia e com o tratamento, pelo menos para os casos mais graves, em torno de 7% do total. A economia viria na frente com menos despesas geradas com tratamento a ataques cardíacos, por exemplo.

Dr. Paulo disse que uma das suas metas do seu sexto mandato, recém-conquistado nas urnas, é que a lei seja acatada pela Prefeitura e já iniciou tratativas nesse sentido com o futuro secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, Disse ainda que outra conquista pela qual batalhou e hoje é realidade é a vacinação gratuita contra a gripe para idosos.

Na gestão Pitta a vacinação de idosos contra a gripo foi vetada pelo então prefeito, mas acabou posteriormente prevalecendo o bom senso e hoje é adotada aqui na Capital e em todo o Brasil, através de um Plano Nacional de Vacinação.

Dr. Paulo disse, por fim, que a Lei da Apneia também será exemplo para o Brasil.

....................

Os diretores da Associação Brasileira de Medicina do Sono, organizadora do Congresso são: Presidente: Dalva Poyares; Vice-presidente: Maurício Bagnato; Tesoureiro, Gustavo Moreira; Secretário Fábio Lorenzetti.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também