Paulo Frange

Vereador Paulo Frange acompanhou a primeira cirurgia intrauterina de alta complexidade realizada no SUS da Capital

Ontem, quinta (24), acompanhado do prefeito Ricardo Nunes e demais autoridades, o Vereador Paulo Frange acompanhou a 1ª cirurgia intrauterina de alta complexidade realizada pelo SUS - Sistema Único de Saúde da rede municipal da capital.

O procedimento foi realizado eu um bebê que estava dentro da barriga de sua mãe, gestante de 24 semanas, no Hospital Municipal e Maternidade/Escola da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, referência nas especialidades de ginecologia, obstetrícia e neonatologia.

 

De acordo com a secretaria de saúde, a gestante passou por uma correção de mielomeningocele (um defeito de fechamento da coluna) por mini-histerotomia em seu segundo filho, após descobrir o diagnóstico em uma consulta do pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua casa.

 

A cirurgia durou cerca de três horas e foi conduzida pelos obstetras especialistas em medicina fetal Enoch Quinderé de Sá Barreto e Clarice Hideko Yamaguchi. Por meio de um orifício no útero da mãe, os cirurgiões operaram o feto para a correção da mielomeningocele, da mesma forma como o procedimento é feito em recém-nascidos. A cirurgia é indicada nos fetos que têm um defeito chamado disrafia espinhal, que ateta o fechamento da coluna, da mesma forma como o procedimento é feito em recém-nascidos.

 

Nos bebês que nascem com essa condição, as raízes nervosas ficam alteradas e presas à pele e aos ossos da coluna, prejudicando a inervação dos membros inferiores, intestinos e vias urinárias. Além disso, ocorre uma herniação de parte do cérebro (tronco cerebral) para o canal da medula, o que leva à hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro).

 

Paulo Frange destacou o ineditismo da cirurgia e sua forma de custeio. "É importante lembrar que é uma cirurgia inédita, por ter sido pela primeira vez realizada num hospital público municipal, e uma cirurgia que o sistema único de saúde ainda não tem o código para pagar a unidade hospitalar que realiza o procedimento, portanto, embora ainda não tenha quem possa ressarcir o município, o prefeito Ricardo Nunes autorizou o custeio dessas cirurgias no município pelo próprio tesouro municipal", explica.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também