Paulo Frange

Paulo Frange: CPI da Cantareira deve encontrar mecanismos para barrar degradação da Área Verde

(Do Portal da Câmara) - O Instituto Florestal, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, apresentou nesta terça-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cantareira, presidida pelo Vereador Paulo Frange, dados sobre a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, da qual a Serra da Cantareira faz parte.

Segundo o relatório, de 1991 a 2000 foi registrada uma perda de 6,5% da área verde da capital, o correspondente a 5.345 hectares. De todo o desmatamento, um percentual de 22% (ou 1.170 hectares) ocorreu nos distritos de entorno da Cantareira, o que evidencia a grande pressão sofrida pela região naquela década, em processo semelhante à ocupação dos mananciais nos anos 70 e 80.

"Há muito pouco verde dentro da área urbanizada, e por isso os agentes públicos devem agir para conservar o que sobrou. Não dá para aceitar que o que ainda existe seja destruído", observou Rodrigo Victor, diretor do Instituto Florestal, acrescentando que faltam políticas voltadas ao reverdecimento de São Paulo.

Victor ainda mencionou que a capital conta com um percentual de 2,6 m² de área verde por pessoa, bem abaixo do padrão internacional de 12 m². A periferia e o centro têm a pior situação.

Vereador Paulo Frange critica falta de fiscalização

O presidente da CPI, vereador Paulo Frange (PTB), criticou a falta de fiscalização no entorno da Serra da Cantareira para evitar e coibir a degradação ambiental. "Ninguém faz nada de concreto naquela região. Se essa CPI não encontrar mecanismos efetivos de barrar a situação, a área vai desaparecer, como já está acontecendo", afirmou.

Após a oitiva, Paulo Frange fez requerimento para a Secretaria do Verde do Estado de São Paulo e para a Fundação Florestal, para buscar informações sobre o uso de áreas do parque por antenas de rádio e TV, para avaliar qual é o valor mensal dessa contrapartida, que segundo a informação é muito pequena.

Frange também vai apresentar na Comissão de Política Urbana, proposta para que a contrapartida do Rodoanel Norte, se dê na forma de área a ser transformada e incorporada ao Parque da Cantareira, que tem gestão própria e manejo suficiente para a preservação de sua integridade.

A CPI retorna suas atividades no mês de agosto.

Ouça a entrevista de Paulo Frange à Rádio Câmara:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também