Paulo Frange

Cuidados necessários para a saúde no inverno

O inverno requer cuidados extras com a saúde. Nesta época do ano é aconselhável consumir mais alimentos que possuem Vitamina C, como laranjas, brócolis, acerola, goiaba, kiwi, morango, pimentão, etc., já que essa propriedade tem o poder de proteger o sistema imunológico humano, que, se fragilizado, abre espaço à instalação de gripes e resfriados. Dr. Paulo Frange, médico e vereador, diz que o primeiro conselho a ser dado às pessoas, na estação fria, é a vacinação, principalmente para as pessoas mais fragilidades, como as idosas, gestantes e crianças até cinco anos.

POLUIÇÃO

Quem mora em uma cidade como São Paulo precisa tomar cuidados com o fator poluição, já que, no inverno, o ar torna-se bem seco e acontece também a inversão térmica, um fenômeno climático que aumenta a concentração de poluentes nas grandes cidades. Dr. Paulo Frange diz “que o sistema de defesa do organismo se reduz pela presença das partículas poluentes nas vias respiratórias e no pulmão, o que torna o indivíduo mais suscetível às infecções”.

Dr. Paulo, que é cardiologista, diz que outro cuidado que se deve ter no inverno é com o coração: - “As baixas temperaturas aumentam a pressão sanguínea, pois as artérias ficam mais estreitas, afetando o sistema circulatório”, explica.

E mais: - “De uma maneira geral, as pessoas no inverno acabam se alimentando mais, ingerindo alimentos mais calóricos e ricos em gordura e diminuindo a frequência de exercícios físicos por causa das baixas temperaturas. É uma combinação perigosa que pode ocasionar descontrole dos fatores de risco para as doenças cardíacas”, conclui.

CONSELHOS DE INVERNO

Não se esqueça de renovar o ar dos ambientes de casa no inverno, ao invés de manter tudo fechado, como é costume, abra as janelas por, pelo menos, uma hora por dia, o que possibilita o não desencadeamento de doenças alérgicas, como a rinite.

Uma das principais razões dos resfriados deve-se também ao fato de as pessoas, muitas vezes, andarem desagasalhadas, expondo-se a vários ambientes com temperaturas diferentes.

Recomenda-se o uso, mesmo no frio, de filtro solar, principalmente as pessoas com pele propensa a essa doença.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também