Paulo Frange

Encontro sobre “Baixa Visão” contou com a parceria do Dr. Paulo Frange

No sábado, 30/09/207, aconteceu o Encontro Anual do Grupo Retina São Paulo e Retina Brasil, no auditório da Câmara Municipal de São Paulo – uma iniciativa que contou com a parceria do vereador Dr. Paulo Frange, autor do projeto de lei 567/2017 - que institui o uso da “bengala verde” como o meio mais adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão – como instrumento orientador e de mobilidade.

Pessoas com baixa visão são aquelas com restrição de acuidade visual, com visão inferior a 30% do melhor olho e com menos de 20 graus com óculos e que tem grande dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas, ler placas ou o letreiro de ônibus, entre outras.

O EVENTO

Estiveram presentes pacientes, associados das instituições organizadoras, representantes de outros grupos regionais como Retina Campos, Retina Ceará, Retina Minas e Retina Rio, médicos e personalidades importantes envolvidas na luta das pessoas com baixa visão.

Os organizadores destacaram ter sido “uma honra” o vereador Dr. Paulo Frange na abertura do Encontro – “que abraçou a Campanha da Bengala Verde, compreendendo a sua importância”. O projeto de lei, certamente, deverá possibilitar divulgação desta causa e a instituição deste projeto a nível federal.

PARTICIPAÇÕES

Participou do Encontro, a professora argentina Perla Mayo, criadora da Bengala Verde, que trouxe a história de como tudo começou em depoimento emocionante. Outro palestrante foi Erici Soares, representante das pessoas com baixa visão no Conselho da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, que convidou o público com baixa visão a marcar presença nas discussões de políticas públicas para as pessoas com deficiência que acontecem uma vez ao mês na própria Câmara.

Na parte médica, houve a participação do Dr. André Gomes que falou sobre a retinopatia diabética, discorrendo sobre como ela ocorre, seu tratamento e como evitar seu aparecimento. Já o Dr. Mauro Goldbaum falou sobre os avanços nas variadas formas de tratamento para Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e das alternativas para seu tratamento.

A Dra. Juliana Sallum fez exposição sobre a questão da genotipagem e as descobertas cada vez mais numerosas de como as doenças genéticas da retina se comportam, suas características moleculares, mostrando a importância desse conhecimento para as pesquisas de tratamento, entre outras novidades nesta área.

A médica anunciou ainda que o teste clínico com terapia com células tronco, em andamento na UNIFESP, terá sua primeira publicação de resultados, da Fase 1, dos primeiros seis pacientes, em breve, após um ano e meio de acompanhamento pós-cirurgia.

...

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DE LEI DO DR. PAULO FRANGE:

http://www.paulofrange.com.br/site/index.php/noticias/985-projeto-da-bengala-verde-e-inclusao-as-pessoas-com-baixa-visao

...

Ref. da matéria: www.stargardt.com.b

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook