Paulo Frange

Projeto de Lei de garante acesso integral à mamografia

Dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, criado para conscientizar as mulheres da importância dos exames de prevenção, pois as chances de cura chegam a 95% quando o diagnóstico ocorre na fase inicial. O médico e vereador Dr. Paulo Frange é um difusor da necessidade deste exame e quer facilitar a sua realização também para as mulheres portadoras de deficiências.

O seu projeto de lei (PL 00614/2017) prevê a garantia às mulheres portadoras de deficiência condições os equipamentos adequados que lhes assegurem atendimento previsto em lei. Esta parcela da população tem enfrentado sérios problemas, em especial com relação aos exames ginecológicos de prevenção do câncer de colo de útero e de mama, levando deixar de lado os cuidados necessários com a saúde, ou por mobilidade reduzida ou por temor de preconceito ou discriminação.

A mulher paraplégica para realizar o exame de mamografia necessita de cadeira de elevação a ser ajustada na altura, possibilitando atender as exigências que o exame requer; já as tetraplégicas ficam praticamente impossibilitadas. A presente propositura visa garantir um atendimento digno e diferenciado às mulheres portadoras de deficiência que necessitam e merecem esta atenção. 
Hoje em São Paulo há um só aparelho que garante o exame destas pacientes de forma correta e confortável e isso precisa ser ampliado, objetivo deste projeto.

O Hospital Municipal de Campo Limpo é um dos nichos de eficiência dentro do serviço público de Saúde, diz Dr. Paulo. “Este é o único hospital da rede pública – e mesmo da rede particular de Saúde – que tem mamógrafo apropriado para mulheres com deficiência de locomoção, além de duas camas elétricas para elevação de mulheres paraplégicas para a realização de exames ginecológicos”.

Essa unidade pública cumpre a Lei da inclusão, integralmente, possibilitando, apenas no Outubro Rosa de 2017, o atendimento de 104 mulheres com deficiência. Lembrou que o serviço Atende leva as pacientes até o Hospital, tudo devidamente agendado.

O projeto em trâmite na Câmara Municipal de São Paulo estende esse atendimento especial para outras unidades públicas do município, fazendo cumprir a Lei Federal de acesso de mulheres com deficiência à mamografia (Lei 13.362/2016).

....

VISITA AO HOSPITAL PÚBLICO NO CAMPO LIMPO  O ÚNICO QUE TEM MAMÓGRAFO ACESSÍVEL PARA DEFICIENTES. ASSISTA:

https://youtu.be/Sb767K8r7t0

 

 

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook