Paulo Frange

Valorizar e fortalecer o SUS é preciso

Matéria publicada pelo Portal UOL destaca o pouco valor que o brasileiro dá ao SUS – Sistema Único de Saúde, por relacioná-lo a filas ou a falta de medicamentos e de médicos. Mas o que muitos não sabem é que, apesar de ter problemas (que não são poucos), esse programa da saúde pública brasileira é considerado referência internacional.

Segundo os especialistas consultados pelo portal UOL, o SUS, além de ser apontado recorrentemente como exemplo em congressos internacionais.

Uma ótima característica do SUS é o Programa Saúde da Família (PSF) – que precisa ser ampliado – e que tem foco na atenção básica. A OMS (Organização Mundial da Saúde) o considerou um dos 10 melhores do mundo ao lado de iniciativas norte-americanas, inglesas, nórdicas e japonesas. "É o nosso grande astro", afirma Marco Akerman, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública USP (Universidade de São Paulo).

O Saúde da Família se destaca tanto pelo tamanho de sua cobertura, bem como pela sua eficiência no controle da mortalidade infantil e da hospitalização por doenças crônicas (hipertensão e diabetes). Implementado em 1994, o programa atende 123 milhões de pessoas em quase todos os municípios.

O QUE É O PSF?: Ligada a uma Unidade Básica de Saúde, a equipe multifuncional (que inclui médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e, em alguns casos, dentista e nutricionista) é responsável por conhecer a realidade das famílias locais, identificar os problemas de saúde mais comuns e acompanhar o tratamento.

OUTRAS INICIATIVAS DO SUS

Programa Nacional de Imunização garante o acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS. Foi o que garantiu a erradicação de doenças como varíola e poliomielite (paralisia infantil), bem como o controle de doenças.

Para conter a epidemia de Aids, o Brasil, diferentemente de muitos países, preferiu atuar na prevenção e também custear todo o tratamento. Desde 1996, o país garante acesso universal e gratuito aos antirretrovirais.

O Brasil é o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, segundo o consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes. De acordo com ele, cerca de 90% das cirurgias são feitas com recursos públicos.

Tratamento contra Hepatite C. O Brasil oferece atualmente um dos melhores tratamentos do mundo para os seis genótipos da hepatite C.

Controle do tabagismo. "O Brasil desenvolveu o melhor programa de tabagismo do mundo", salienta o consultor Eugênio Vilaça Mendes, que diz que os nossos avanços no tema são bem mais expressivos do mundo....

...

Leia mais: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook