Paulo Frange

Caminhada do sono - um alerta aos riscos da apneia

O médico e vereador Dr. Paulo Frange participou do evento 3º Pró-Sono, no Parque Villa-Lobos, em 18/03/2018, com atividades diversas, como: exercícios, prática de zumba e caminhada - inserindo-se no propósito da lei de sua autoria que instituiu a Semana Municipal do Sono (Lei 16554/16) e visa divulgar os riscos causados pelos distúrbios do sono, que hoje já atingem cerca de 45% da população.
Dr. Paulo é um ativo militante desta causa, tanto que tem outra lei de sua autoria (Lei 16.342) que institui o Programa de Atendimento a Pessoas com Distúrbios Respiratórios do Sono, no serviço público de Saúde, a chamada apneia do sono, que é definida como uma condição clínica caracterizada por episódios repetitivos de obstrução da via aérea superior durante o sono, resultando frequentemente em incômodos com microdespertares, ronco alto e outros incômodos.
Muitas vezes tratado como pilheria, o ronco causa problemas sérios podendo levar à apneia – sendo que 7% das pessoas têm apneia grave, ou seja, quando acontece a obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores com interrupção da passagem do fluxo de ar.
- “Os sintomas mais comuns são cansaço, sonolência, irritabilidade e há aumento do risco de hipertensão arterial, obesidade, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio”.- explicou Dr. Paulo.
No Parque Villa-Lobos aconteceu essa que foi a terceira caminhada, com a presença de especialistas e pessoas envolvidas com o tema.
 

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook