Paulo Frange

Dr. Paulo Frange discorreu sobre a Saúde da Mulher em ‘live’

O médico Paulo Frange participou online de "live", organizada pelo CEU Vila Atlântica, dentro da programação Março Mulher, comemorativa ao Dia das Mulheres, na manhã de 18/03/21.
Frange respondeu perguntas da moderadora da "live", Isamara Barravieira, e também de pessoas que participaram do evento online, sobre diversos temas que se encaixaram na proposta: Saúde da Mulher, como câncer no colo do útero, gravidez precoce, paternidade responsável, violência doméstica na pandemia, menopausa, doenças da mulher negra, perda da libido, anticoncepcional para jovens.
 
CÂNCER DE ÚTERO
Frange afirmou que o câncer de útero é silencioso, não apresenta sintomas, por isso a importância de a mulher se precaver desde a pré-adolescência, quando normalmente se inicia na vida sexual. 
Recomendou a vacinação para meninas (9 a 14 anos), que deve ser feita uma só vez na vida, contra o papilomavírus e HPV, o que a torna mais resistente e evita no futuro a incidência do câncer de colo de útero. 
- Os meninos dessa idade devem também ser vacinados, recomendou.
Dr. Paulo disse, ainda, que batalhou como vereador, em várias frentes, pela adoção desta vacina e que era usada antes apenas por quem podia pagar e tinha a informação da sua existência, mas que, finalmente, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014, e hoje está disponível na rede pública do SUS.
 
GRAVIDEZ PRECOCE 
Na sequência, Dr. Paulo discorreu sobre a gravidez precoce.
Afirmou que esse é um tema ideal para se falar no âmbito da escola, o que nem sempre ocorre, sendo que a questão é enorme. Cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes. Em números absolutos isso representa 400 mil casos por ano, segundo dados da Associação Médica Brasileira (AMB).
A gravidez precoce é causadora de vários problemas, principalmente para a mais pobre, o primeiro deles é que ela perde o ano escolar, muitas nem voltam a estudar, aumentando a evasão escolar. 
Dr. Paulo afirmou que, passar da boneca para o bebê traz outras consequências negativas para essa jovem, uma delas é que terá salário menor quando entrar no mercado de trabalho; a iniciação sexual pode levá-la a ter doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, quando não se vê jogada na prostituição.
Dr. Paulo disse ainda que o assunto é tabu, pouco debatido, assim como, ninguém discute a paternidade responsável, já que geralmente o namorado que a engravida não assume o filho, gerando mais um impacto negativo em sua vida. 
- Geralmente o bebê nessas condições é amparado por avós, e hoje nem tanto, mas antes, a jovem nessas condições acabava sendo expulsa de casa.
- Enfim, a gravidez precoce para a menina pobre é muito mais dramática, já que a adolescente rica tem suporte e não para de estudar. Essa situação tende a se agravar no pós-pandemia, pois a tendência é o aumento da evasão escolar e, com a falta cursos de capacitação, vai ficar mais difícil incluí-la profissionalmente, tudo tende a se complicar. 
...
A "live" (online) foi organizada pelo CEU Vila Atlântica, dentro da programação Março Mulher, comemorativa ao Dia das Mulheres, na manhã de 18/03/21. Dr. Paulo responde perguntas da moderadora da ‘live’, Isa Mara Barravieira, sendo a gestora do CEU Vila Atlântica, Sandra Oliani.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também