Paulo Frange

A questão das calçadas na cidade é também problema de saúde pública

Dr. Paulo Frange está atento ao problema da locomoção na Cidade, tanto que apresentará na próxima legislatura um projeto de lei com o objetivo de implantar a acessibilidade de forma universal em edifícios. Outra questão problemática refere-se às calçadas da Cidade.

Calçadas mal conservadas é também uma questão de saúde pública, já que 18% das vítimas de quedas atendidas no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) - da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) - caíram em calçadas – segundo pesquisa feita nesta Unidade.

No período estudado, dos 197 pacientes vítimas de queda que deram entrada no Pronto-Socorro da ortopedia do HC, 35 relataram ter caído em calçadas. Destes, 40% caíram devido à presença de buracos. Apesar de 77% serem do sexo feminino, o salto alto só era usado em 8,5% das quedas. O tênis foi o calçado mais usado entre os entrevistados (45%).

Segundo esse estudo, publicado no site da USP, a idade que prevalece é entre 36 e 50 anos, ao contrário do que se pensa não são os idosos as maiores vítimas das calçadas esburacadas de S. Paulo.

As entorses são as lesões mais frequentes (45%), seguidas das contusões (35%) e fraturas (8,5%). A estimativa é que um paciente internado devido à queda na calçada custe em média RS40 mil para o sistema de saúde.

 

LEI DO VEREADOR

É de autoria do Dr. Paulo Frange a readequação da Lei das calçadas, pois como era, criava uma distorção, ao multar os proprietários de imóveis com calçadas avariadas, pois multiplicava-se o valor base, então de R$300, pela largura da mesma, ou seja: se a calçada tivesse 10 metros, a multa era de R$3 mil, mesmo que a avaria fosse em um metro. A lei agora considera somente o metro avariado. Isso viabilizou tanto o conserto quanto o pagamento da multa.

...

Acesse á pesquisa da USP pelo link:  http://www5.usp.br/18937/1-em-cada-5-vitimas-de-queda-atendidas-no-hc-cairam-em-calcadas/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também