Paulo Frange

Mulher, a maior vítima do infarto e AVC sob stress

O stress é o quarto maior risco do infarto e causa também do AVC – acidente vascular cerebral - e as mulheres são as maiores vítimas: 70% delas dizem sofrer com o stress diário. E o risco aumenta após a menopausa, quando o hormônio feminino deixa de ser produzido, segundo afirmou o Dr. Paulo Frange, cardiologista e vereador de São Paulo.

- “O aumento do risco de doenças cardiovasculares ocorre quando a pessoa é submetida ao stress diário... Nós sabemos que as mulheres têm mais acidente vascular cerebral do que os homens, a partir dos 50 anos de idade”.

Dr. Paulo explicou que, em situações de stress, há uma produção acelerada de leucócitos (cuja função é defender o organismo). “O corpo reage como se estivesse sofrendo uma agressão externa, como uma infecção, e aumenta as células brancas do sangue, levando a uma maior viscosidade do sangue, o que pode causar o entupimento de vasos, ampliando o risco de uma angina e infarto e ao derrame”.

Para prevenir o problema alguns cuidados são fundamentais, como o controle rigoroso das gorduras no sangue – colesterol e triglicéres - controle da diabetes, mantendo-as bem estável, controle do peso e orientação com relação ao sedentarismo - a pessoa precisa se mexer - e melhor orientação e controle rigoroso da pressão arterial.

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook