Paulo Frange

Conheça a programação do inspira São Paulo saúde e cidade na virada da saúde - lei do ver. Paulo Frange

‪#‎Meio‬ ambiente
As cidades são ponto central da questão ambiental do nosso país. Vamos compartilhar histórias que mostram como medidas que melhorem a sustentabilidade das cidades e trazem a qualidade da vida do homem para o centro garantirão cidades mais saudáveis e terão impactos benéficos para toda a sociedade.
Palestrante: Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica.

‪#‎Desafios‬ sociais
A qualidade de vida depende das percepções individuais, das atitudes, aspirações e sistemas de valores. Contudo, para moradores de grandes cidades essa qualidade está sendo significativamente reduzida. As deficiências no abastecimento de água e energia, a exiguidade dos espaços verdes, a pobreza,má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública resultam em diversas restrições aos moradores das cidades.
Palestrante: Evangelina Vormittag, médica e fundadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

‪#‎Mobilidade‬
Um dos principais desafios das grandes cidades - a mobilidade urbana é um tema amplo, que vai muito além dos debates sobre o trânsito pois tem impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. A questão da mobilidade dialoga com tudo o que já lidamos, como a saúde, por conta da contaminação do ar, com a preservação ambiental, devido às emissões de gases e o planejamento urbano, em decorrência do uso do espaço.
Palestrante: Luiz Ballas, cicloativista.

‪#‎Alimentação‬
A alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes, não apenas por razões biológicas evidentes, mas por envolver aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos, psicológicos e culturais fundamentais na dinâmica da evolução das sociedades. Para estimular a reflexão do público sobre a importância e os desafios de uma boa alimentação nos grandes centros urbanos iremos trazer histórias transformadoras sobre este tema.
Palestrante: Matheus Oliveira da Silva - crítico gastronômico da favela.

‪#‎Enfermidades‬ urbanas
Estudos indicam que pessoas que nasceram e cresceram em centros urbanos são mais propensas a enfermidades mentais em função do estresse, poluição, sedentarismo, má alimentação e também do isolamento social. Enquanto isso, nas periferias aumentam os casos de doenças infecciosas e parasitárias, em função das más condições de higiene.
Palestrante: Otávio Alabarse, psiquiatra, voluntário no Médico sem Fronteiras.

‪#‎Arte‬ e cidade
A arte amplia a consciência da vida, desperta reflexões, influencia pessoas a altera o humor e os hábitos em manifestações silenciosas e eficientes. Por este motivo começa a ser adotada em inúmeros projetos sociais. Vamos compartilhar com o público histórias que mostram como seu papel na formação da cidadania têm crescido.
Palestrante: Wellington Neri, artista plástico, agente marginal, articulador do movimento Imargem.

‪#‎Respeito‬ à diferença
Como ser deficiente nas cidades? Como partir de um olhar e prática de respeito à diferença? Como ir além da frieza do tolerar, para conviver? Como falar, ouvir, escutar e enxergar? Essas são algumas questões que serão abordadas.
Palestrante: Ana Beatriz Pierre Paiva, atriz, co-autora do livro Mude o Seu Falar Que Eu Mudo Meu ouvir.

‪#‎Espiritualidade‬
A espiritualidade tem sido apontada como uma importante dimensão da qualidade de vida. Pesquisas mostram que seus benefícios incluem a maior aceitação de si e da vida; aumento da autoestima, otimismo e bom humor; percepção mais clara das situações e melhores condições de construir bons relacionamentos.
Palestrante: José Bueno, arquiteto e urbanista, mestre na arte Aikido.

‪#‎Futuro‬ das cidades
Há uma grande interrogação sobre o futuro das cidades. O processo de urbanização crescente e desordenado deixa muitas dúvidas sobre como o poder público aproximará os cidadãos ao direito à cidade. Por isso, a busca por soluções deve ser coletiva e envolver a ação de cada indivíduo. Vamos estimular o olhar para este futuro.
Palestrante: Lala Deheinzelin, artista plástica, futurista, fluxonomista e fundadora do movimento internacional Crie Futuros.

‪#‎Crianças‬ e idosos
A manutenção da qualidade de vida e saúde desses públicos demandam adequada compreensão, que reúne diferentes áreas do conhecimento. No caso das cidades, as pressões são sentidas com maior intensidade pelas crianças e idosos. Reuniremos especialistas para compartilhar o que tem sido feito para esta faixa etária nos centros urbanos.
Palestrante: (crianças) João Figueiró, médico fundador da ONG Zero a Seis.
(idosos) Catalina Pagés, filósofa de 75 anos, fundadora do Círculo de Leituras.

‪#‎A‬ mulher no espaço urbano
O Brasil não cumprirá os ‘Objetivos do Milênio’ promovidos pela ONU, que determinam a igualdade do gênero e a redução da mortalidade materna, condições necessárias para superar a pobreza, a fome e a doença. De outro lado pesquisas que apontam que as mulheres sofrem mais com o estresse do que os homens.
Debatedora: Del Mar Franco, psicóloga e estudiosa da questão de gênero.

Serviço:
Inspira São Paulo
Data: 09 de abril São Paulo, 18h30
Local: Museu da Casa Brasileira, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705.
Inscrições: http://bit.ly/InspiraSP
+ infos: www.viradadasaude.org.br
facebook: fb.com/viradadasaude
instagram: @viradadasaude
‪#‎ViradadaSaude‬

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também