Paulo Frange

Vereador Paulo Frange é autor da Lei que previne problemas na voz dos professores

A Lei que criou o Programa Municipal de Saúde Vocal do Professor da Rede Municipal de Ensino é de autoria do vereador PAULO FRANGE – como tantos outros projetos seus que se transformaram em leis importantes para a Cidade e, no caso, para uma categoria, a dos professores.

 

O objetivo desta lei é prevenir problemas vocais e restabelecer a saúde da voz dos professores; conscientizar e capacitar o docente a usar sua voz de maneira plena e contínua, tornando sua comunicação mais eficiente em sala de aula.

 

E como funciona? Grupo de fonoaudiólogas realiza oficinas e tratamento vocal. É prevista a realização de, no mínimo, um curso teórico-prático anual, objetivando orientar os professores (as) sobre o uso adequado da voz profissionalmente.

 

Com caráter fundamentalmente preventivo, tem também servido para, quando detectada alguma disfonia na voz do educadora (a), garantido o pleno acesso a tratamento fonoaudiológico e médico.

 

A disfonia caracteriza-se pelos seguintes fatores: cansaço ao falar, pigarro, rouquidão, ardência na garganta, falhas na voz, falta de ar para falar, etc. - e a maioria dos professores apresenta qualidade vocal alterada, o que está relacionado ao ambiente de trabalho, excesso de atividades e as pressões inerentes da profissão.

 

Também a aspiração do pó de giz irrita e resseca a laringe, provocando secura, além de afetar a propagação do som, o que exige o aumento do volume da voz, gerando problemas na garganta e voz.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também