Paulo Frange

É hora de todo mundo ajudar no combate ao Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação de 8,5 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 240 Agentes de Proteção Ambiental (APAs), visando o combate à dengue e outras arboviroses, com a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zica e chinkungunya , o Aedes aegypti. A população deve também colaborar, evitando o acúmulo de água em quintais e casas e também denunciando locais suspeitos de ser focos do mosquito.

A Secretaria realizou também, recentemente, diversas ações em cemitérios públicos para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Também foram realizadas inspeções em vasos de plantas, com a busca e eliminação de criadouros, distribuição de folders educativos, orientações de cuidados de prevenção e aplicação de larvicida biológico BTI (utilizado em nebulização de pontos estratégicos, como desmanches, borracharias, etc.).

A Secretaria, através de agentes dos Suvis, tem, ainda, visitado algumas residências com objetivo de instalar armadilhas para testar a resistência do mosquito Aedes Egypti aos inseticidas usados no seu combate pela Prefeitura. A armadilha visa à coleta de ovos do mosquito e fica nos locais escolhidos durante quinze dias, com monitoramento semanal, após esse período a armadilha é retirada para estudo.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR:

Espera-se que com essas ações preventivas o combate ao mosquito se de de forma satisfatória, mas a população deve ser o principal aliado dos agentes de saúde. Observe, abaixo, o que pode ser feito pra ajudar:

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

  • Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
  • Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
  • Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também