Paulo Frange

Lei da "Bengala Verde" é inclusão social de pessoas com baixa visão

O QUE É TER BAIXA VISÃO?

As pessoas com baixa acuidade visual são aquelas que possuem menos de 30% da visão no melhor olho e/ou campo visual (visão lateral) menor que 20 graus, mesmo com o uso de óculos adequados. Elas se acostumaram a viver num estado ambivalente, no qual não há nem ausência nem presença total de visão. Estão no meio do caminho entre a escuridão e a penumbra.

Estas pessoas frequentam escolas muitas vezes não preparadas ou trabalham com ferramentas nem sempre adequadas, e em alguns casos a claridade, ou a falta dela, ainda atrapalha. Muitas desconhecem o que é profundidade ou visão periférica – afirma o vereador Paulo Frange.
 

PORQUE BENGALA VERDE?

Muitas vezes são confundidas com pessoas cegas, já que algumas recorrem à bengala branca indicada para as pessoas com ausência total da visão. É uma situação gera constrangimento. A bengala não pode ser motivo de discriminação, mas sim um instrumento fundamental para a orientação, mobilidade e segurança dessas pessoas. A distinção da cor da bengala é vista como uma forma eficaz de identificação e que pode ajudar nas tarefas diárias.

É complicado e cansativo ter que dar explicações que a baixa visão permite executar algumas tarefas, como ler um livro no metrô ou acionar um celular, mesmo sentado em um banco para deficientes, no Metrô.
 

A LEI É UM INSTRUMENTO DE INCLUSÃO

De acordo com a Lei aprovada agora (em agosto/2019) na Câmara Municipal a bengala verde garante as mesmas características da bengala branca em peso, longitude, empunhadura elástica, rebatibilidade, podendo ou não conter na última anilha uma luz de led para facilitar a visão noturna. A Lei dará publicidade para conhecimento da população sobre essa diferença, evitando problemas e possível estranhamento – como no caso do metrô.

São inúmeras experiências vivenciadas por essas pessoas que buscam autonomia, independência e reconhecimento em uma sociedade que, por sua vez, ainda não as identifica como parte de um grupo de pessoas com deficiência visual.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook

Veja também