Paulo Frange

Virada da Saúde 2018 – prevenção em primeiro lugar

A 4ª Virada da Saúde aconteceu em São Paulo, entre 7 e 15 de abril/18, com êxito, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com atividades em todas as regiões da Cidade, através das Coordenadorias de Saúde. A atividade final foi no parque Mario Covas, na Av. Paulista, no domingo, dia 15/04, com a presença do secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, e do vereador Paulo Frange (PTB) – autor da lei que deu origem à Virada da Saúde (Lei 16.085/14).

Na Av. Paulista, o secretário Pollara elogiou o Dr. Paulo Frange por ter institucionalizado, com essa lei, as ações de prevenção, promoção de saúde e diagnóstico precoce - “e isso é o que tem de ser feito, diagnosticar a doença antes que se estabeleça para preservar a saúde e não reconstituir a saúde prejudicada depois”.

Dr. Paulo Frange agradeceu ao Secretário pelo empenho, dedicação e envolvimento nesta 4ª Virada, “a maior de todas” – e, em especial, aos funcionários e parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, que muito se empenharam. "Chegaram antes e saíram depois, em todas as ações realizadas, sem com dedicação e empenho”, – disse.

No dia do encerramento, mesmo sob a chuva e frio, muitas pessoas buscaram os serviços oferecidos, como a vacinação contra a febre amarela, exames oftalmológicos, orientação de nutrólogos, exames para diagnóstico precoce da sífilis, hepatite C e DST/AIDS. Ocorreram ainda atividades culturais e físicas para os presentes, com as práticas Lian gong, dança circular, ginástica laboral; foi oferecido ainda tipagem sanguínea pelo Hospital Albert Einstein e testes de oftalmologia pelo Instituto Suel.

 

VIRADINHAS

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte, por meio das Supervisões Técnicas de Saúde Casa Verde e Freguesia do Ó/ Brasilândia, e de Pirituba, realizaram atividades da Virada da Saúde, chamadas de Viradinhas.

Na tarde do dia 9 de abril, a Viradinha aconteceu na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha e ofereceu a população uma programação cheia de atividades e serviços. A prevenção foi o carro chefe. “Saímos daquele foco do combate à doença e focamos nas atividades de saúde, com alegria – o que motivou a todos, porque não existe saúde sem felicidade” – disse a coordenadora da Viradinha, Márcia Janota.

Em Pirituba, a Viradinha contou com muita animação e participação, ocorrida na sede do Instituto Federal , no dia 13/04, com práticas de tai-chi-chuan, zumba e outras ações de promoção de saúde, além de demonstrações dos equipamentos da saúde como a serviço odontológico ambulantes e os serviços diversos realizados pelas equipes das UBS’s.

Na Câmara Municipal aconteceu a Virada da Saúde, realizada em conjunto com o Abril Marrom, durante toda a semana de 9 a 13/abril, com exames de acuidade visual, feitos na hora e, se necessário, com encaminhamento para tratamento posterior do ISA - Instituto Suel Abujamra. Dr. Paulo Frange é parceiro do ISA e tem projeto de lei sobre a prevenção à cegueira, pois muitos tipos são suscetíveis a tratamento ou reversão, mas que nem sempre são diagnosticadas a tempo.

 

A LEI DA VIRADA

A Virada da Saúde é fruto de uma Lei aprovada em 2014, de autoria do vereador Paulo Frange (PTB), que, como médico, percebeu que trabalhar com a prevenção de doenças é fundamental. “O principal objetivo da Virada da Saúde é justamente alertar a população sobre a importância de se fazer a prevenção. Até porque o diagnóstico precoce ajuda na qualidade de vida das pessoas. Na correria do dia a dia, muitos se esquecem de fazer exames de rotina e a Virada da Saúde é uma ótima oportunidade de trabalhar essa prevenção”.

O evento contou com atividades culturais, práticas saudáveis e exercícios; diversos serviços de promoção da saúde e de esclarecimentos sobre doenças, cuidados com os cães, com parasitas, morcegos e escorpiões etc., além de estar presente a carreta do câncer de mama e um consultório sobre rodas da Secretaria Municipal da Saúde.

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook