Paulo Frange

Outubro Rosa - mês da prevenção ao câncer de mama

Nesse Outubro Rosa de 2018 – mais uma vez - se comemora o mês de prevenção ao câncer de mama, o mais comum entre as mulheres  no mundo e no Brasil. Muitas atividades acontecem, uma delas, das mais concorrida, a da doação de mechas de cabelos para uma ong que trabalha com a confecção de perucas para mulheres de baixa renda com câncer (foto) ocorreu no Parque da Juventude na Zona Norte de São Paulo.

A DOENÇA - Informa o Dr. Paulo Frange que mulheres, a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, embora, na última década tenha havido incidência de câncer entre mulheres jovens - 4% e 5% dos casos está na faixa do 35 anos.

O Ministério da Saúde publicou um documento  sobre o Cãncer de Mama, de consenso, recomendando as seguintes ações para rastreamento de câncer de mama em mulheres assintomáticas:

- Exame clínico das mamas a partir dos 40 anos;

- Mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames;

- Exame clínico das mamas e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para mulheres do grupo de risco.

 

ATIVIDADES

Muitas atividades foram programadas pela Secretaria Municipal da Saúde, como a que aconteceu na semana passada e organizada pela Coordenadoria Norte e Supervisões de Saúde da Zona Norte, no Parque da Juventude, que  contou com mais de 350 pessoas, mesmo em um dia chuvoso e frio, dançaram, cantaram e prestigiaram os trabalhos realizados pelas Supervisões de Saúde que trouxeram várias ações orientando os participantes sobre prevenção e vida saudável.

Durante o evento, houve distribuição de brindes e panfletos com orientações sobre o câncer de mama e alimentação saudável, testes rápidos de HIV e sífilis, palestras, danças circular e terapêutica, música, teatro, atividades lúdicas e apresentação de corais das Unidades e doação de mechas de cabelo para ong que confecciona perucas para mulheres com câncer.

Outras atividades previstas acontecerão nas UBS/AMA’s – com o principal objetivo de incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos e assim prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, aumentando as chances de cura.

Uma das atividades mais concorrida foi a doação de mechas de cabelos para uma ong que trabalha com a confecção de perucas para mulheres de baixa renda com câncer.

.....

VEJA MAIS INFORMAÇÕES: encurtador.com.br/ftLR9

 

Pesquisar

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook