Paulo Frange

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA PROÍBE PRESCRIÇÃO DE ANABOLIZANTES PARA FINS ESTÉTICOS

O CFM proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com fins estéticos, de ganho de massa muscular e de melhoria do desempenho esportivo, para atletas amadores ou profissionais.

A Resolução CFM nº 2.333/23, em vigor desde ontem, terça-feira (11/4), destaca a falta de segurança desse uso, em decorrência dos inúmeros efeitos danosos advindos dessa prática, além da ausência de estudos clínicos de qualidade que justifiquem a adoção de terapia hormonal para essas finalidades. O aumento no número de casos de complicações pelo uso indevido dos hormônios, além de conteúdos publicados em redes sociais que promovem o uso desses recursos, motivou a proibição.

Com isso, fica indicada a prescrição somente quando houver comprovação científica dos benefícios da reposição em casos únicos. O médico está sujeito à suspensão e cassação do diploma pelos conselhos regionais caso insista na prática.

Há 47 anos atuo na medicina e tenho testemunhado um abuso na utilização de anabolizantes e bioidênticos, principalmente no público mais jovem, levando a sérios riscos de saúde. Os riscos são muito claros! Decisão mais do que acertada.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook