Paulo Frange

Solenidade comemora os 89 anos da Vila Nova Cachoeirinha

Na última sexta-feira (26/08), aconteceu na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, solenidade da Câmara Municipal de São Paulo comemorativa aos 89 anos do bairro. Durante o evento, foram homenageados moradores, empresários, lideranças regionais e instituições que se destacaram para a história e o desenvolvimento deste importante bairro da capital. A solenidade foi presidida pelo proponente, o Vereador Paulo Frange, e contou com a presença do Subprefeito de Casa Verde/Cachoeirinha, Guaracy Fontes, diversas autoridades e mais de 200 convidados.

 

“Homenagear essas pessoas dentro da própria sociedade que as escolhe é um momento muito importante. O reconhecimento nos estimula a trabalhar juntos”, destacou o vereador.

 

História

 

O aniversário da Vila Nova Cachoeirinha é comemorado em 5 de agosto e foi oficializado pela lei nº 12.052, de 30 de abril de 1996, aprovada pela Câmara. O bairro foi fundado em agosto de 1933. A origem do nome é devido ao fato de ter existido cachoeiras, riachos e lagos em importantes vias da região, como a Avenida Inajar de Souza, Largo do Japonês e no entorno do Hospital e Maternidade da Vila Nova Cachoeirinha. Os primeiros residentes foram membros da colônia japonesa que trabalhavam com plantio de batatas e hortaliças.

 

Da esq. para a dir.: Guaracy Fontes - Subprefeito Casa Verde/Cachoeirinha; Dr. Oswaldo Guimarães - um dos homenageados da noite, ao lado do vereador Paulo Frange

 

Confira abaixo quem foram os homenageados:

 

Dr. Oswaldo Pereira Guimarães: Brasileiro, Médico, Nascido em 1925 em Rifaina/SP. Cursou o Primário naquela cidade, o Ginásio em Franca e Colegial em São Paulo. Formado em 1953 na Escola Paulista de Medicina, exercendo a profissão na própria escola e outros hospitais em São Paulo. Casou-se em 1972 em Assunción – Paraguai. Está na Cachoeirinha desde 1960, onde exerce sua profissão. Em 1961 foi Vereador da Câmara Municipal de São Paulo. Foi médico Chefe da Saúde na Administração Regional Freguesia do Ó e Pirituba, quando o Prefeito era Jânio da Silva Quadros. Ao lado do vereador Paulo Frange, teve papel fundamental para a concessão de um terreno na Rua Voluntários da Pátria, para a Rede São Camilo. Ajudou na construção do Hospital Dom Silvério e também da Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha. Assistiu o desenvolvimento político e administrativo de toda essa região. Tem o título honorável de Cidadão Paulistano, concedido pelo vereador Paulo Frange.

Associação Cultural e Esportiva Okinawa – Santa Maria: A Associação Okinawa Santa Maria completa em 2023, 50 anos de fundação. Tem o propósito de divulgar a manter a cultura da ilha de Okinawa, que pertence ao Japão. A associação reúne empresários que geram mais de mil empregos diretos na região e realiza e apóia ações sociais. Sua filosofia está no respeito, caráter, trabalho, honestidade, humildade, lealdade e família.

Cabo PM Jairo Onofre de Souza:Está há vinte e um anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo vinte deles na mesma Companhia. Nascido em Paranavaí/PR, constituiu união estável com Areta Bianca Urakava e teve 03 filhos: João Pedro Urakava de Souza, Lucca Urakava de Souza e Luiza Urakava de Souza.

Cabo PM Silva Abreu: Há 26 anos integra as fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atuou no policiamento feminino, policiamento de armas, entorpecentes e foragidos da justiça. Esteve à frente das jornadas e cidadania do agasalho e com as corridas do Horto Florestal. Desde 2018 participa no programa Vizinhança Solidária apoiando e auxiliando os moradores.

 

Cláudia Souto de Melo, representada por Jair Araújo: Tem 40 anos e reside no Jardim Guarani. Faz trabalhos com o MOVA - alfabetização de jovens e adultos e participa das reuniões do CONSEG da Vila Amália. Nos eventos da Vila Nova Cachoeirinha está sempre envolvida e presente.

Dalva Batista Forno (In memorian): Nasceu em Laranjal/MG, em 1953. Ao longo de sua vida, se consolidou como importante líder comunitária na Vila Nova Cachoeirinha. Acompanhou e foi parte atuante de muitas das transformações urbanísticas e sociais na região. Foi por quatorze anos presidenta do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) – 38º DP Vila Amália/Cachoeirinha. Também lutou para a construção do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e foi uma das responsáveis pela implantação do Posto Policial do Largo do Japonês. Faleceu aos 59 anos. Sua prática e seus ideais lhe renderam grande admiração na região e deixou um legado de trabalho que continua nos dias atuais.

Elizabeth Nascimento dos Santos: Bethinha tem 63 anos. É Professora aposentada pela escola SESI. Atualmente é Funcionária Pública Estadual, como POC: Professora Orientadora de Convivência. Faz parte da Equipe do CONSEG. É filha de Manoel e Estelina, já falecidos. Tem duas irmãs. É casada há 34 anos com José Andrade dos Santos e tem uma filha, que reside fora do País. Teve a vocação despertada quando aluna da Escola de 1º e 2º Graus “Atenas”, no Largo do Japonês, onde se formou em Magistério. Logo após entrou na Universidade realizando o curso de Educação Artística, posteriormente graduando-se em Pedagogia.

Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: Inaugurada em 31 de março de 2012, oferece programações, cursos, shows e formações culturais diversas. Tem estrutura com biblioteca e estúdio de gravação. Atendendo comunidades locais, com 35 ateliês e 18 trilhas. São 1200 alunos matriculados regularmente e 75 colaboradores. É gerenciada por Rubens Morais, que também está à frente da unidade Brasilândia. As Fábricas é um Programa do Governo de Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Gerenciada pela Organização Social Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura. Foram criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, oportunidade principalmente para jovens de baixa renda.

 

Feira de Artesanato do Largo do Japonês: Desde 2015 é realizada no Largo do Japonês, na Vila Nova Cachoeirinha. A feira acontece aos sábados, das 8h às 17h, coordenada por Nilce, que há 22 anos que atua na área de artesanato, ministrando oficinas. Nilce convida a comunidade para conhecer o espaço, seus expositores e desfrutar da diversidade de produtos artesanais. Ao longo dos anos, enfrentaram diversos obstáculos, mas também tiveram muitas conquistas.

 

 

Flavius Marcilius Silva Pereira: Filho de Maria da Conceição dos Santos Silva e Ubiratan Pereira. É casado há dois anos. Nascido e criado na Vila Nova Cachoeirinha, teve uma adolescência bastante conturbada, mas se reencontrou através do ESPORTE. Foi bolsista do Esparta Jiu Jitsu - equipe Vagner Miguel. Competiu e disputou vários campeonatos. Sagrou-se campeão Americano, vice-campeão mundial, e em 2021 recebeu um certificado da federação declarando-o campeão do ano em pontuação no ranking geral.  Desenvolve projeto social com mais de 100 crianças na região.

Priscila Fátima dos Santos (Iya Priscila de Oxum): Nascida e criada no Imirim estudou na Escola Meirelles. Desde 2000, frequenta os cultos afrobrasileiros buscando evolução espiritual e fazer a caridade. Em 2005, juntou-se ao sacerdote Pai Danilo de Ogum, com quem é casada desde 2012. Ela e o esposo sãosacerdotes referendados pelo Ilê Axé ImoléIpondá, localizado em MG. Participou da Marcha do Axé, em busca por direitos de igualdade e contra intolerância religiosa. Já foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo durante o evento CONEAFRO. Mãe Priscila oferece orientação espiritual e promove ações sociais nas comunidades carentes da região.

Izabel Pinto e Magalhães: Nasceu em 1946, em Descoberto, Distrito de São João Nepomuceno/MG. Filha de Antonio Pinto de Magalhães e Maria Madalena de Jesus. Teve onze irmãos; quatro já falecidos. Chegou a São Paulo aos nove anos e foi morar com seus pais e dois irmãos em uma pequena casa na Vila Nova Cachoeirinha. Estudou no Grupo Escolar Tito Prates da Fonseca. Cursou o ginásio no Colégio da Vila Souza, e o segundo grau profissionalizante em Técnico de Laboratório. Iniciou sua vida profissional aos 13 anos de idade. Trabalhou em fábrica de cadernos, papel e papelão, na Maternidade Casa Verde e na Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha. Em 1974 prestou concurso para Saúde Pública e atuou em diversos postos de saúde da região. Aposentou-se em 1991. Participou de diversas atividades na Paróquia Nossa Senhora das Graças, promovendo ações sociais e formação para jovens. Integrou a Pastoral da Saúde e participa das reuniões do Conselho de Saúde na unidade que é cadastrada, reuniões da SABESP e do CONSEG. Cursa o 8º semestre do curso superior de Psicologia.

Marta Aparecida Ricardo de Souza Beluco: Nascida em 1958 pelas mãos da avó, que era parteira, na Rua dos Macuxis, local em que reside até hoje. Cresceu e se casou com Marildo Beluco. O casal teve dois filhos. Viu muitas mudanças acontecer para o desenvolvimento do nosso bairro. Sempre se identificou em ajudar as pessoas. Recebe e intermedia via CONSEG Vila Amália diversos pedidos de zeladoria, entre outros. Inclusive, é frequentadora assídua das reuniões. Trabalhou como voluntária no bairro por quatro anos ajudando pessoas carentes. É também tutora de sua Rua no Programa Vizinhança Solidária.

Odair Murilla Prieto: Tem 73 anos, viúvo. Morador do bairro Mandaqui há 49 anos. Foi Conselheiro Participativo Municipal, Conselheiro do Verde e Meio Ambiente, Conselheiro de Saúde, e há 6 anos faz parte da Diretoria do CONSEG. Realiza serviços comunitários e atende solicitações dos moradores que precisam de orientações e ajuda.

Reinaldo Cruz Oliveira: Nasceu no Bairro de Vila Maria, em 1.952. Filho de Reginaldo Barbosa de Oliveira e Mercedes Cruz de Oliveira, já falecidos. É viúvo, tem dois filhos e dois netos. Aposentado, faz suas contribuições para ajudar o bairro. Participa do CONSEG de Vila Amália encaminhando demandas da população. Tem o segundo grau completo e cursos técnicos no SENAI e SENAC.

Sérgio William Costa Matroni: Tem 44 anos, neto de imigrantes italianos, nascido e criado no bairro Vila Nova Cachoeirinha, local onde estudou em colégios municipais. É casado há 24 anos, e pai de três filhos. É diretor da Dulbarmiga Indústria e Comércio de Produtos Químicos e presidente da Escola de Samba Jóia da Vila Nova Cachoeirinha. Tem forte atuação no bairro na área social.

Soldado PM Afonso Henrique de Oliveira: Está há três anos na Polícia Militar, sendo dois deles na mesma Companhia. Nascido em Ribeirão Preto SP. É solteiro. Em 24 de novembro, por volta das 19h, policiais militares da 3ª Companhia do 9º BPM/M, em patrulhamento na Rua Felisberto Freire, se depararam com uma mãe pedindo socorro. A filha Manuela, de um ano e dez meses, estava engasgada e desacordada. A equipe desembarcou da viatura e iniciou manobra que fez o bebê retomar a respiração. A família foi conduzida até o AMA Jardim Peri e tudo ficou bem.

Sueli de Fátima Chinemann: Nasceu em Santa Felicidade/PR. Mãe de quatro filhos, avó de nove netos.Aos 8 meses de vida, chegou a São Paulo, naVila Nova Cachoeirinha, acompanhada de seus pais e seus 11 irmãos. Teve uma vida humilde e restrita de condições financeiras, e por esse motivo, aos 13 anos de idade, começou a trabalhar em oficinas de costura como arrematadeira e depois como overloquista. A necessidade de auxiliar sua comunidade e trazer benefício aos moradores fez fundar uma Associação. Foi assessora parlamentar do Vereador Claudinho e Souza. Atualmente, é assessora da Deputada Federal Renata Abreu. A baixinha dos olhos claros tem caráter grandioso e tem a política no sangue, motivada pelo amor ao próximo.

Vera Lúcia Fernandes:Natural de Pederneiras/SP, nasceu em 1954. Filhade Leonor dos Santos Oliveira Fernandes e Ernesto Fernandes Santos, já falecidos. É solteira. Tem três filhos, Quatro netos biológicos e dois netos de coração. Foi servidora pública da saúde até outubro de 2020, onde encerrou a carreira no Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha. Mora desde 1958 na Vila Nova Cachoeirinha. Lutou pela construção da maternidade e hospital do bairro, e por outras melhorias da região. Há quatorze anos participa ativamente do CONSEG da Vila Amália. Uma curiosidade: o corpo do seu avô foi o segundo a ser enterrado no cemitério da Cachoeirinha.

Wilson Roberto Bellopede: Filho de Milton Bellopede e Clara Bellopede. É casado com Fátima Afonso Bellopede e tem uma filha. Comerciante no bairro há 27 anos, também promove ações sociais com doações de cestas básicas, frangos congelados. Durante o Natal, promove recreação infantil e percorre os bairros da região distribuindo brinquedos e doces para as crianças carentes.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook