Paulo Frange

Terceira Audiência Pública é realizada em Cidade Tiradentes para a discussão da Lei de Zoneamento

Neste sábado, 27 de junho foi realizada a Audiência Pública relativa à nova Lei de Zoneamento, na Cidade Tiradentes no período da manhã, nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti escolhida por ter um ambiente confortável para recepcionar a população.

A tônica das discussões, por parte da população foi a melhoria da qualidade de vida, por meio da regulamentação das habitações que estão irregulares no bairro, bem como, a transformação dessas regiões, com a criação de empregos e geração de renda, ao invés de serem considerados apenas como bairro dormitório, em que as pessoas moram longe dos seus serviços.

Na Cidade Tiradentes a mesa foi composta: pela Profa. Valdirene Tizzano – Gestora da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti; pelos vereadores: Dalton Silvano (PV), Dr. Paulo Frange (PTB) – Relator da Lei de Zoneamento, Gilson Barreto (PSDB) – Presidente da Comissão de Política de Meio Ambiente, Sousa Santos (PSD), Police Neto (PSD); Lisandro Frigerio – Arquiteto do Desenvolvimento Urbano (SMDU) e o Subprefeito de Cidade Tiradentes – Miguel Reis Afonso.

O número de inscritos foi menor que o esperado, ou seja, grande parte dos comércios instalados nas áreas livres de Cidade Tiradentes eram irregulares, porque não podiam estar nesses locais. “Agora com a criação da Zona Mista Ambiental, esses estabelecimentos estão contemplados, pela maioria dos comércios já existentes. Se as Zonas Mistas não fossem criadas não teríamos anfiteatros para recepcionar milhares de casas irregulares na região”, explica Frange.

Cidade Tiradentes há cerca de 40 anos com a implantação de 90 mil moradias é o maior complexo residencial da América Latina, sem nenhum projeto de infraestrutura e equipamentos públicos previstos naquela época. Só acerca de uma década surgiram hospitais, escolas, CEI’s, CRAS, entre outros.

As manifestações por parte dos moradores de Cidade Tiradentes estão relacionadas aos assuntos: áreas ambientais degradadas; escassez de comércio e serviços gerais; implantação de edifícios garagens; legalização das igrejas e templos; melhoria do transporte público; erradicação do tráfico de drogas nas escolas; melhoria da infraestrutura do Parque Linear da Consciência Negra.

Nesta mesma linha de raciocínio está o munícipe, Sr. Edson Ferreira. “A mão de obra é ociosa, por falta de emprego. Muitas indústrias da região estão na área de ZEPAM – Zona Especial de Preservação Ambiental se legalizadas e transferidas para outras áreas podem gerar mão de obra e emprego para a população local”, diz Ferreira.

Para o morador da região, Sr. Décio Lima, a preocupação não deve ser apenas na Cidade Tiradentes, mas também com os bairros do seu entorno como, por exemplo, Guaianases. “Seria importante verificarmos a possibilidade da criação de ZEIS 4, pois sem algumas áreas de ZEIS 2, entre elas, uma que está no sul de Guaianases, com mais de 1 milhão de metros quadrados, estava na lei de 2004, como uma área destinada como área de proteção ambiental, para a implantação de moradias de qualidadee maior preservação da drenagem dos solos, uma vez que a taxa de ocupação é de 50%”, sugere Lima.

Outra reinvindicação dos moradores é a possibilidade de adquirirem imóveis para a construção de estabelecimentos comerciais, para se ter um ambiente comercial legalizado com a criação de Zona Mista. “Nós comerciantes já regulamentados, queremos comprar as áreas demarcadas pela COHAB, em que os nossos negócios estão instalados”, desabafa o farmacêutico Daniel Gonçalves que possui estabelecimento há mais de 30 anos na região.

De acordo com o vereador Dr. Paulo Frange (PTB), houve preservação do verde, a contemplação de garagens para que a população tenha mais segurança, no deslocamento para outras áreas. O projeto contempla um perímetro específico, para a criação de garagens verticais. Essa é uma das 35 registradas no mapa de perímetros, especificado na lei que foi destinado a esse tipo de garagem, para a retenção de veículos fora do centro expandido do centro de São Paulo, com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana e devem retirar do trânsito, cerca de 60 mil veículos. “Com mais confiança e  segurança as pessoas ficariam mais próxima para o uso de transporte de massa, como trem, metrô e monotrilho. É importante também a criação de um capítulo específico dentro da nova lei, para tratar os templos religiosos”, destaca Frange, relator do PL 272/2015.

Assista também, as Audiências Públicas realizadas em Cidade Tiradentes e Guaianases veiculadas na mídia:

http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/t/edicoes/v/moradores-da-zona-leste-de-sao-paulo-discutem-com-vereadores-mudancas-na-lei-de-zoneamento/4282444/

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-2a-edicao/v/sptv-segunda-edicao-edicao-de-sabado-27062015/4283648/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Acesse o Hotsite

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook