Paulo Frange

Um Papa brasileiro, ou africano porque não?

É penoso e difícil falar desses assuntos. Posso até ver alguns amigos pessoais e especiais, da minha Igreja torcendo o nariz, com a expressão de quem gostaria de dizer: ‘Paulo não deveria estar escrevendo sobre esses assuntos delicados’. Mas não posso omitir minha opinião. O mundo Católico vem migrando para América Latina e África! Isso é fato, constatado em números. Na Europa, vão ficando os monumentos e a história. Vamos estar visitando e reverenciando nossos líderes, o que nos deixaram e o que escreveram essas maravilhas que nos encantam e norteiam no mundo todo. Mas, também é hora de falar em sucessão.

Aqui vai uma opinião pessoal. O Brasil Tem nomes sim senhor! Temos que nos candidatar! Não faltam nomes, tampouco, competência e carisma. Temos cinco votos nesse Conclave e todos também poderão ser votados. É natural que, se acabamos de afirmar que a quarta idade deve ser respeitada pelas suas limitações, nos restam dois nomes, que poderiam ser sucessor petrino. Sim, nomes para assumir o trono de São Pedro com tranquilidade, capazes de carregar esse fardo, e cumprir uma agenda tão intensa quanto grande, dos desafios do século XXI.

Dom João Braz, arcebispo emérito de Brasília, tem 65 anos, é ocupa um alto cargo no Vaticano. Experiente e articulador. Tem espirito inovador e muita saúde ! Dom Odilo Sherer, esse além de todos os atributos, é o arcebispo da maior metrópole católica do planeta! Nada lhe falta. Só os votos. E, assim , naturalmente o mundo teria a oportunidade de conhecer talentos brasileiros que vão além do futebol. A América Latina tem 40 % dos católicos do mundo. E o Brasil é o maior país católico do mundo, seguido pelo México.

O continente africano também tem sua estrela. Um dos nomes cotados é do africano Peter Turkson, de Gana, 63 anos. Bento XVI nomeou o ganense para um dos cargos mais importantes do Vaticano. Já participou de inúmeras situações de mediação de conflitos como enviado do Vaticano. Tem a confiança do Papa e do Vaticano. Seria o primeiro Papa negro! Faríamos justiça ao continente africano que concentra 16% dos católicos do mundo. E teria a simpatia dos brasileiros!

Que venha o novo Papa! Que seja um latino-americano ou africano. Está na hora de ser contemplada a maior população católica do mundo! Se não for, respeitaremos a democracia dos votos qualificados do Conclave! Dos votos da aritmética que diz é justa quando expressa a vontade dos números: quem tem mais, leva!

"Habemos Papum", em breve teremos. Eu já escolhi os meus preferidos! Não quero ser jactancioso! Com todo o respeito aos demais e isso é comum em tempos de sucessão. Especular é direito de todos e estou exercendo o meu. Tenho medo da omissão . Mais que isso, o pecado da omissão!

Que venha o Santo Padre! Que tenhamos no seu primeiro grande evento no Rio em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude, a oportunidade de mensagens de renovação e esperança!

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook