Paulo Frange

Solenidade marca os 189 anos do Imirim

Vereador Paulo Frange homenageou moradores e personalidades do bairro

Na noite de ontem, segunda-feira (13/05), autoridades e convidados prestigiaram solenidade da Câmara Municipal de São Paulo presidida pelo vereador Paulo Frange, em comemoração aos 189 anos do Imirim, bairro da zona norte da capital. Por iniciativa do parlamentar, moradores e personalidades foram homenageados por terem participado da história e desenvolvimento local. A cerimônia aconteceu na Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

 

O aniversário do Imirim é comemorado em 13 de maio e foi oficializado pela lei ordinária nº 12789/1999, aprovada pela Câmara. O bairro foi fundado em 1833, quando duas famílias se instalaram na região. Elas tinham grandes propriedades e cultivavam eucaliptos, café, cana e frutas, além de criarem gado leiteiro. O nome originou-se da junção de duas palavras: tupis: “y”, que significa “rio”, e mirim, que significa “pequeno”. Portanto, “Imirim” significa “rio pequeno”, referência ao córrego homônimo (hoje, subterrâneo) que banha o bairro.

 

Guaracy Fontes (Subprefeito Casa Verde/Cachoeirinha), Renata Abreu (Dep. Federal), Vereador Paulo Frange
e Brás Pereira (jornalista) entregam homenagem à Dona Terezinha (centro), uma das homenageadas da noite

 

Sobre os homenageados:

Ailson Mendes Teixeira “Branquinho”: 50 anos, casado e pai de 3 filhos. Chegou ao Imirim no ano de 1991, vindo da Bahia. Na capital, trabalhou em metalúrgica, bar e padaria. Há 24 anos é dono do seu próprio negócio! Ele seguiu os caminhos do pai, que também teve um comércio/bar no bairro por 12 anos.

 

Alaor Augusto de Souza: Nascido em Machado, Sul de MG, em 1939. Cursou a escola profissionalizante “LA Salle”. Aos 18 anos ingressou no serviço Militar, permanecendo por cinco anos. Em 1964 casou-se com Milva Pinto de Souza. Pediu dispensa do serviço Militar e veio com a esposa para São Paulo, em busca de melhores oportunidades. Com raízes familiares fortes, e grande vontade de ajudar a todos, em Janeiro de 1966, acolheu em sua casa seu sobrinho José André (Bras Pereira). Alaor trabalhou em uma grande empresa multinacional, e se aposentou. Tem dois filhos e quatro netos.

 

Cláudia Zulmira Bruno Martins: Há 56 anos Cláudia reside no Imirim. Ela relembra que frequentou muitos bares e lanchonetes do bairro durante sua adolescência e juventude, como o Dancing Days, o Pilequinho e Irmãos Coragem. Atualmente, trabalha por melhorias para a região. Com apoio do vereador Paulo Frange e Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, conseguiu recursos para a revitalização da praça Antônia Maturano Lago. Em março deste ano, foi a mais votada para o conselho da UBS Dra. Ilza Weltman Hutzler, da qual se orgulha por ter também conseguido recursos para instalação de ar condicionado nas salas, além de melhorias no viário do entorno.

 

Dimas Rosa: 55 anos, nascido e criado no Imirim, onde reside. Estudou no Joaquim Leme do Prado e no Garcia D'avila. Com 14 anos se formou no SENAI como Ajustador Mecânico. Não exerceu a profissão. Trabalhou de 1985 a 2014 no ramo de Seguros. Em 2015, se inscreveu no Reality da Band TV “Master Chef Brasil”, e fez uma deliciosa linguiça de porco com rúcula e provolone. Participou também do “BBQ Brasil”, no SBT, onde aprendeu a fazer todo tipo de churrasco. Hoje trabalha assando carnes em eventos e atua em campanhas publicitárias, filmes, séries e musicais.

 

Divina Maria de Laçalete da Silva: Nascida em 1956, em Campanha/MG, chegou no Imirim há 28 anos. Ao longo destes anos, conquistou vários amigos, mantendo amizade até hoje. Fez parte do Departamento Social do Cruz da Esperança, onde desenvolveu atividades sociais e proporcionou momentos memoráveis para as crianças da Escolinha de Futebol do Pelé (da Comunidade do Boi Malhado), fornecendo o delicioso Café da Manhã e Almoço. É da Velha Guarda da Unidos do Peruche. Fez vários eventos no SACI com a saudosa amiga Dilma. Se considera da Família “Imirense”.

 

José Rogério Pereira Martins: Nascido em 1954, é filho do Seu Pereira, que em 1964 comprou um terreno no Imirim. Ele relembra que à época, seu pai gostava de fazer plantações, e toda manhã antes de ir pra escola, vendia um pouco de verduras na rua para ajudar no sustento da família. Estudou na escola Marcilios Dias. Seu primeiro emprego foi na padaria da Professora Romilda. Seu pai montou o “Bar do Pereira”, um dos mais conhecidos do bairro, hoje coordenado por ele. Tem 4 filhos, 3 netos e é grato a Deus pela vida que teve no Imirim.

 

José Chapron Ribeiro, Pe. José Chapron: Padre José Chapron Ribeiro, nasceu em Recife/PE, em 1963. Entrou jovem no seminário e foi ordenado sacerdote em São Paulo, na Catedral da Sé, em 1992. Sua primeira Paróquia foi a São Roque, em fevereiro de 1992. Teve passagens pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Mathias, no Lauzane, depois foi para a França. Esteve ainda na Paróquia São Luiz Gonzaga, no Jaçanã e Paróquia Santa Luzia, no Mandaqui. Em 2018 retornou à Paróquia São Roque, onde comemorou 30 anos de sacerdócio neste ano.

 

Laidenir Justino Santana: Pai de dois filhos, é mineiro de Uberlândia/MG e paulistano de coração. Em 1987, como operador de áudio e sonoplasta, adotou a capital para viver, trabalhar e fazer o Bem. Foi voluntário em diversas causas sociais e também em atividades religiosas. É colaborador da Legião da Boa Vontade (LBV) e trabalha na área de Divulgação da Entidade. Laidenir faz visitas frequentes aos Jornais de Bairro da capital paulista, especialmente, no Imirim, cujos periódicos, em especial os jornais “São Paulo de Fato” e “Jornal Norte Vivo”, que sempre divulgam o trabalho da Instituição e as mensagens ecumênicas e fraternas de valorização da vida de autoria do escritor Paiva Netto.

 

Lorena Alexandre: Nascida em Presidente Epitácio/SP, é criada desde os sete anos no Imirim. Sua avó, mãe, tias e tios também foram criados no bairro. Iniciou sua carreira como cantora aos 18 anos. É cantora sertaneja. Em 2019, passou a ser comparada com Marília Mendonça, que a oficializou como cover. A cantora faleceu em 2021 em um trágico acidente aéreo. Lorena faz sucesso em todo o país com suas marcantes apresentações. Participou de vários programas de TV, como Programa do Ratinho e Programa Silvio Santos.

 

Mário Américo Netto: Fisioterapeuta social, gestor público do esporte e idealizador da exposição “Mário Américo 7 Copas do Mundo”. É neto do saudoso Mário Américo (in memorian), massagista da Seleção Brasileira de Futebol, onde atuou por sete copas do mundo, sendo tri campeão em 1958, 1962 e 1970. Seu avô foi vereador eleito em 1976. Receba a homenagem o Sr. Mário Américo Netto.

 

Renato Cury: Nascido em 1964, Renato Cury atua na área de eventos culturais há mais de 38 anos com sua agência, “Sport Models”. Em parceria com o Jornal SP de Fato, onde é colaborador, Cury realizou mais de cinco mil concursos de beleza na Grande SP: destaque para “Garota Moto Velocidade”, “Garota Mil Milhas de Interlagos”, “Garota e garoto Praia Verão” e “Musa São Paulo”, entre outros. Foi coordenador dos concursos Miss São Paulo e Miss Universo. Também trabalha na área de oportunidades e negócios, é jornalista e diretor da API – Associação Paulista de Imprensa.

 

Roberto J. de Araújo: 51 anos, casado e pai de dois filhos. Nasceu em Três Lagoas/MS. Aos 14 anos, junto de sua mãe e seus outros 5 irmãos, veio para São Paulo em busca de uma vida melhor. Trabalhou por muitos anos em farmácia. Hoje trabalha na empresa pública CORREIOS e possui uma empresa de eventos. Liderou por anos a equipe de eventos da Paróquia São Roque, onde coordenou a quermesse e outros eventos. Durante a pandemia de COVID-19 realizou diversas ações sociais para famílias carentes do bairro.

 

Ronaldo Carlos de Moura: Nascido em 1961, iniciou sua trajetória profissional como Office Boy aos 16 anos. Em 1985, a convite do irmão Luiz Carlos, abriu uma empresa do segmento de plásticos e metais, atua até hoje. É graduado em matemática com ênfase em computação pela Universidade São Marcos. Rotariano desde Fevereiro de 2000, passou por diversos cargos no Rotary Clube São Paulo Norte, até chegar à presidência em 2009. Foi governador assistente e instrutor do distrito 4430. Desde 2019 preside o Camp Norte, Imirim, onde promove o programa Jovem Aprendiz, e oferece cursos profissionalizantes. É casado com Isabel Cristina, tem dois filhos e duas netas.

 

Sidnei Gonçalves Spedo: Filho de Irineu e Otília. Tem os estudos completos. Por 16 anos trabalhou no jornal Tribuna Paulista, de entregador à fotógrafo. Trabalha há 19 anos como repórter fotográfico no Jornal Semanário da Zona Norte, um dos mais influentes da região.

 

Terezinha Maria de Jesus “Dona Terezinha”: Nascida em Uberlândia – MG, em 1929, foi criada por uma família de fazendeiros da cidade. Cresceu trabalhando na roça para o sustento e estudou para saber ler e escrever e ajudar nas contas da família. Veio para a capital na década de 1950, onde morou no Bairro de Santana. Com muito suor (foi doméstica e babá), conseguiu adquirir seu terreno no Bairro do Imirim, onde reside há 67 anos com sua família. Perdeu três, dos oito filhos que teve. Tem seis netos e 4 bisnetos.

 

José André dos Santos (Brás Pereira): Mineiro da cidade de Machado; Jornalista e colunista social, Brás Pereira é figura pública, popular e folclórica da região. Proprietário do "Jornal SP de Fato", impresso quinzenal de importância, e desde 1989, comanda durante o carnaval o tradicional e aguardado “Bloco Brás Pereira Banda Show”. Também participa ativamente da organização da cerimônia de aniversário do bairro do Imirim, onde reside, com a entrega de prêmios a homenageados. Liderança no campo da cultura, política, esporte, jornalismo e principalmente da noite paulistana!

Pesquisar

Filtrar por Categoria

Facebook