Paulo Frange

Vereador Paulo Frange preside solenidade em homenagem ao aniversário do Jardim Peri (2)

Por iniciativa do vereador Paulo Frange, a Câmara Municipal de São Paulo realizou solenidade comemorativa aos 71 anos do bairro Jardim Peri. A atividade aconteceu na noite de sexta-feira (06/05) na Fábricas de Cultura Brasilândia.

 

Moradores, empresários, lideranças comunitárias, associações de bairro, ativistas culturais, profissionais da saúde e um líder religioso foram homenageados pelo vereador. Cada um deles recebeu uma condecoração por terem se destacado na história e no desenvolvimento deste importante bairro da cidade.

 

O aniversário do Jardim Peri é comemorado em 07 de maio e foi oficializado pela lei ordinária nº 12030/1996, aprovada pela Câmara. O bairro foi fundado em 1951 por Peri Ronchetti e sua esposa Mariana Cagliori Ronchetti, proprietário e loteador de uma gleba adquirida de Sylvia Ferreira de Barros. O local era conhecido como bairro do Guarau e fazia parte do 4º subdistrito de Nossa Senhora do Ó.

 

A solenidade contou com a presença de autoridades e mais de 250 convidados que prestigiaram a data e os homenageados. Confira reportagem da TV Câmara, clique aqui.

 

Vereador Paulo Frange discursa durante solenidade (Foto: assessoria de comunicação)

 

Confira abaixo quem foram os homenageados durante solenidade:

 

Aloisia Souza de Jesus, conhecida como “Dona Noia”:Dona Noia nasceu na Bahia,em 1943. Negra e vítima de preconceito, superou todas as dificuldades da época e tornou-se Servidora Pública. Ativista humanitária no bairro do Jardim Peri e apoio de bairros vizinhos, tem grande amor por suas crianças e seu povo. Atuou em movimentos de moradia, é líder comunitária, participa de coletivos do bairro, e esteve à frente de importantes conquistas para a região. Até hoje, desenvolve eventos e ações sociais para os menos favorecidos.

 

Associação Sucupira: A associação Sucupira foi fundada em 2013 por seu presidente, Sérgio Ricardo Ribeiro de Oliveira, conhecido no Jardim Peri como “Mortadela”.Ele nasceu e cresceu na comunidade e vivenciou as dificuldades e asvulnerabilidades geradas pela expressão da questão social. Com opassar dos anos, começou a realizar ações voluntárias com um grupo de amigos, que resultou na criação da Associação. A Sucupira desenvolve trabalhos nas áreas assistencial,promocional, recreativa e educacionalpara crianças, adolescentes, idosos. Também exerce importante papel dearticulação entre acomunidade e o poder público e segue na luta contraa desigualdadesocial. 

 

Brasil Frutt: A Brasil Frutt atuahá mais de 40 anos no segmento alimentício. Oferece alimentação consciente, saudável e equilibrada com mais de 250 itens em portifólio – desde produtos naturais a petiscos saudáveis. A prioridade são as categorias de frutas secas e grãos, tendência no mercado mundial. A atual gestão é representada pelos empreendedores: Tio João e os irmãos Carlos, Ney e France. As instalações da empresa – centro de distribuição e fábrica – estão localizadas no Jardim Peri. A empresa prioriza os colaboradores tendo como principal objetivo elevar, motivar, instruir e formar profissionais em plano de carreira sustentável, além de acreditar na evolução da região onde atua através da geração de empregos e melhorias para a comunidade como um todo. 

 

Leda Maria de Souza Santos, em nome de Sr. Cícero Aristides dos Santos (In memorian): Nascido em 1958, em Alagoas, é filho de João Arestides dos Santos e Valentina Maria da Conceição.Veio para o Jardim Peri com a família em 1977, aos 19 anos, acompanhando e fazendo parte da construção do bairro. No Peri, criou um legado, uma história e raízes. Com 19 anos, teve seu primeiro caminhão, ficou popularmente conhecido como “Cícero do Caminhão”, o que permitiu a oportunidade da compra da casa própria para sua família. Trabalhou até o fim de seus dias. No Jardim Peri, Cícero se casou, teve seus filhos, e os criou com o mesmo legado da família: honra e caráter, sempre ensinando e sendo o exemplo de como ser um bom pai, bom marido, e ótimo ser humano! Foram 44 anos de história no Jardim Peri que merecem ser reconhecidos.

 

Cleidineusa Nascimento de Souza (Cleide Gomes):É ativista cultural da zona norte.Iniciou seu voluntariado participando do movimento de moradia doJardim Peri. Desenvolveu trabalhos nas periferias da região com projetos de melhorias para as comunidades nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, lazer, esporte e saneamento básico. Tornou-se líder da comunidade "Cachoeira dos Antunes", no Jardim Peri. Em 2018, foi eleita conselheira do CADES - Casa Verde. Participa de diversos coletivos culturais da região. 

 

Evandro David Braz da Costa, conhecido como DJ Vandi: DJVandi iniciou sua carreira como DJ em 1985, influenciado por parentes e amigos que já faziam festas nos anos 1970. Começou a se interessar pela blackmusic, mas o primeiro equipamento só adquiriu a partir dos quinze anos de idade. Em 1986, formou uma equipe de baile chamada New Art Black, que durou por cinco anos. A New Art Black fazia festas em escolas, centros comunitários, aniversários e casamentos. Participou de outra equipe, aRarity Black, até 1993, ano em que fundou com amigos o grupo de RAP Alma Negra Rappers, posteriormente chamado de “VZN” – Voz da Zona Norte. Trabalhou como DJ, atuou em programas de rádio, participou de concursos de DJ (sendo finalista em uma edição e vencedor nos anos 2000, 2001 e 2002), consolidando-se na comunidade HIP HOP como um dos melhores DJ’s da capital. Produziu discos para diversos artistas, bailes, tocou nas principais casas do segmento e desenvolveu projetos culturais na região para jovens aprenderem a arte da discotecagem, com oficinas de dj´s,graffit, mc´s e dança de rua (break).

 

Flávio Casimiro de Sousa, conhecido por "Casimiro":Residente no Bairro Jardim Peri desde o seu nascimento, Casimiro é educador Social, músico, produtor cultural e historiador.É filho de retirantes nordestinos que migraram para o local no fim da década de 1970. Casimiro iniciou seus trabalhos no bairro nos anos noventa com a acessão da Cultura Hip Hop como músico/produtor e no grupo de jovens da Igreja Católica, onde iniciou o seu trabalho na área da infância. Idealizador e criador do Projeto Cine-Cachoeira e do Coletivo Cultural Cine-Cachoeira, Casimiro junto com os moradores da comunidade, realizaram mudança expressiva na mentalidade do bairro em relação aos cuidados e preservação dos equipamentos públicos e do local de moradia e convivência de todos. Casimiro diz amaro Jardim Peri e declara isso no seu dia-a-dia. 

 

Grupo Mulheres Negras: Idealizado por dez mulheres de diferentes etnias e profissões, cada uma delasliderando um bairro de dentro das favelas da Zona Norte, apresenta uma nova forma de falar de Políticas Públicas, Combate contra as Drogas, Saúde Mental,Inclusão Social e empoderamento feminino. Desde 2017, promovem atividades emparcerias com associações e coletivos culturais regionais, que ramificam suas raízes em diversos eventos.Também realizam entrega de Marmitas para pessoas em situação de rua e cestas básicas para famílias de baixa renda em parceria com igrejas e poder público.

 

Herbert Martins da Silva: Herbert é ativista cultural social da zona norte de São Paulo, afro-brasileiro,arte-educador, grafiteiro, cantor, compositor, diretor, roteirista, produtor, skatista longboard e empreendedor! Desenhista profissional, desenvolveu trabalhos de marketing e publicidade para empresas e comércios. Tem forte atuação na cena cultural local: participou de projetos de ofício de artes plásticas e grafite; coordenou oficinas do Programa VAI (Valorização às iniciativas culturais); e atuaem coletivos da região.

 

Instituto Semeando Amor, Vivendo o Evangelho (SAVE): Desde 2016, o projeto realiza ações sociais e promove cultura, esporte e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade das comunidades do Jardim Peri. As atividades são realizadas sem apoio governamental, político ou de empresas. Tem por missão transmitir o Amor. Amor ao próximo, respeito, honestidade, ajudando na formação do caráter das crianças. 

 

Juarez Murialdo Dalan, Pe. Juarez:Padre Juarez Murialdo Dalan é natural de Caxias do Sul/RS. Em 1982 ingressou na Escola Agrícola - Ana Rech. Na década de 1980, cursou Filosofia e foi Ecônomo do Seminário Josefino – Fazenda Souza – Caxias do Sul. Na década de 1990, cursou Teologia em Viterbo, na Itália, sendo ordenado Padre em 1994, quando retornou à Fazenda Souza. Foi vigário na Paróquia de São Jorge, no Rio de Janeiro, e pároco  na Paróquia de São Benedito, em São Paulo. Desde 2008, é membro do comitê internacional de promoção do Sistema Paroquial de Células de Evangelização – Milão – Itália. Entre 2012 a 2019, foi Ecônomo geral e responsável pela solidariedade internacional da Congregação dos Josefinos de Murialdo, com residência em Roma. Ele teve a experiência de acompanhar e seguir de perto projetos sociais em 16 países onde a congregação está presente, de modo especial a costa ocidental da África e a Índia.Em 2020, em plena pandemia, assume o Administração Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Penha do Jardim Peri, na Zona Norte. Padre Juarez é conhecido como um “gestor por natureza, e um Pastor por vocação”, com pouco cheiro acadêmico e muito cheiro de gente! 

 

Maria de Jesus Nascimento Ribeiro: Maria de Jesus é técnica em enfermagem, admirada e respeitada pela maioria dos pacientes.Trabalha há 30 anos na UBS Jardim Peri, sempre dedicada e delicada com todos. Tem vários pacientes que quando vão à unidade não deixam de procura lá nem que seja para dar um abraço. 

 

Mayara Giovanna de Melo: É enfermeira responsável técnica da UBS Jardim Peri desde 2019. Atua na unidade de saúde desde a gestão da prefeitura, quando compôs a equipe durante surto de sarampo e ajudou na campanha de vacinação. Após a mudança de gestão para a Associação Saúde da Família, se tornouresponsável técnica da unidade. Com a equipe, conseguiuaumentar o quadro de colaboradores e o horário de funcionamento da UBS, buscando sempre melhor atender a população. 

 

Newton Moura: Nascido em 1947, em Campo Grande/MS, chegou ao Jardim Pery no começo da década de 1960. Nesta década, já enturmado com os amigos, tornou-se sócio da Associação Esportiva do Jardim Peri, a primeira fundada no bairro, em 1959. Foi a Associação que formara o primeiro time de futebol da região, onde Seu Newton Mouraera conhecido popularmente como ''Goainainho'. Ele jogou pelo time e pendurou as chuteiras em 1968. Ingressou na Força Pública em 1969. Na Polícia Militar, trabalhou até 1980, de onde foi transferido para a Polícia Civil,e seguiu carreira como investigador.Seu Newton é morador da Av. Mariana Caligiore Ronchetti.Desde a juventude na cidade onde nasceu, Newton Moura era um entusiasta e amante da natureza. Na região do JardimPery, divertia-se nas águas do ribeirão Guaraú uma das únicas opções de lazer na região. Com o tempo tornou-se defensor do Arboreto Vila Amália, importante espaço verde localizado na região, onde costumeiramente frequenta fazendo caminhadas ecológicas, e denunciando maus tratos, alémde interagir na limpeza da mata recolhendo lixos dispensados em local impróprio.

 

Renato Alves Duarte: É promotor de eventos. Foi MC em dois grupos de RAP. É CEO, presidente e fundador do Instituto Jardim Peri. Nascido no bairro há 41 anos, convive em união estável com Muriel Fernanda Rodrigues da Silva. É pai do Raí, de 14 anos, e do Davi, de 4 anos.O Instituto que coordena mantémuma escolinha de futebol e oferece aulas de capoeira e basquete para a comunidade.A ONG terá algumas parcerias que viabilizarão ao longo deste ano, a realização de eventos especiais, palestras, cursos, debates e reuniões com moradores.Desde 2003, também atua em eventos culturais do bairro, e já colaborou em filmagens de comerciais e ações publicitárias realizadas no bairro, com co-produção e atores da comunidade, tais como: Filme "Da ponte pra cá" e comerciais da Rexona e FreeFire/Operação Chronos. Teve importante papel durante a pandemia de Covid-19, atingindo diretamente mais de 2000 famílias com a distribuição de kits de limpeza, álcool em gel e mais de oito mil cestas básicas até o momento.

 

Robson Dias da Silva, filho de Bernardo Dias da Silva (In memorian): Bernardo Dias da Silva nasceu na Cidade de São Paulo,em agosto 1931. Foi casado com a Sra. Lourdes da Silva Castro.Um dos moradores mais antigos a residir no Jardim Peri, quando chegou no fim da década de 40 com sua família. Na infância, foi escoteiro. Em 1948 alistou-se voluntariamente no exército brasileiro. Em 1950, já desligado do exército,foi com a família morar numa residência na Av. Pery Ronchetti, onde teve um comércio. Em 1955, entra para a Força Pública do Estado de S. Paulo. Serviu a Policia Militar até a década de 1980, quando se aposentou como 2º Tenente.Na década de 1970, ainda 1° Sgto., ganhou uma patente de honra ao mérito por ter feito o salvamento de uma criança que caiu dentro de um poço de água com mais de 20m de profundidade, na rua Embaixador Orlando Ribeiro, onde sem cordas e usando as próprias mãos desceu pelo poço abaixo e fez o salvamento. Um ser humano de boa índole e muito adorado por todos onde passava! Juntos dos pais, Antônio Dias da Silva e Maria Luiza Dias da Silva, ergueram no terreno da família a primeira capelinha do Jardim Pery, nomeada Capela de Nossa Senhora da Aparecida, onde era realizadas missas, batizados e eventos ecumênicos e festivos do bairro. Ele deixou 10 filhos, 32 netos e 31 bisnetos. Faleceu emFevereiro de 2007.

 

Catarina José Maria Mula e Antonio Martins Mula, representando o falecido Valencio Natal (in menorian): Valêncio Natal nasceu em Matão/SP, em 1936, e faleceu em 02 de agosto de 1970, com 34 anos de idade. Em 1959, foi um dos fundadores da primeira associação amigos do bairro, ''ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA JARDIM PERY''. Festivo e alegre, organizava eventos no bairro, como a Festa dos Negros, realizada no dia 13 de maio.Era Valêncio quem articulava e organizava junto ao Sr.Antonio Dias, a maioria das festas comemorativas no bairro. Por falta de opção de lazer, Valêncio também organizava excursões para praias do litoral paulista. Todas as tardes, a partir das 19h, Valêncio operava o serviço de som na capelinha de Nossa Sra. de Aparecida, na av. Pery Ronchetti, onde tocava-se a “Ave Maria” etodos participavam das missas campais. No começo da década de 1970 foi assassinado por um funcionário da empresa Guarantã, construtora do sistema Cantareira, o ETA GUARAÚ.Existem muitos familiares e parentes de Valêncio ainda residentes no bairro Jardim Pery, uma família muito querida. Seus sobrinhos e netos são esportistas, despontando no futebol e corrida de automóveis. Até os dias hoje é lembrado por amigos,a quem deixou muitas saudades. Na década de 1970 uma rua no bairro de Santa Terezinha, zona norte da capital, recebeu seu nome em sua homenagem.

 

Valéria Matias: Casada há 23 anos com Roberto Matias Santos Junior,é mãe de duas filhas: Júlia, de 21 anos, que cursa a faculdade de medicina; e Nicole, de 17 anos. Desde 2010, é enfermeira da UBS Vila Dionísia, com atuação na Equipe Saúde da Família. Por conta do seu trabalho na região, virou uma referência para ajuda social na comunidade. Atua também nas escolas da comunidade com o Programa de Saúde na Escola possibilitando às famílias assistidas melhor assistência em saúde, educacional e social. Atua também na orientação de adolescentes sobre as infecções sexualmente transmissíveis.

 

Pesquisar

Filtrar por Categoria

Facebook