Paulo Frange

Segurança alimentar: Carne brasileira é confiável

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou, no sábado (04/09), dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB), mais conhecida como "mal da vaca louca”, em frigoríficos de Nova Canaã (MT) e Belo Horizonte (MG). A confirmação foi feita por um laboratório referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá. Os casos foram detectados durante inspeção realizada antes do abate dos animais.

Os registros representam o quarto e o quinto caso de EBB atípicos em mais de 23 anos de vigilância sanitária para a doença. De acordo com a SDA, o Brasil nunca registrou ocorrência da forma clássica da doença. Os casos de atípicos do “mal da vaca louca” representam menor risco para o rebanho, já que são espontâneos e esporádicos, uma vez que partem do organismo de um animal, geralmente, com idade avançada. Já a forma clássica, se manifesta após a ingestão de alimentos contaminados, como proteína animal, afetando o rebanho mais jovem.

O Brasil notificou oficialmente a OIE sobre a ocorrência. Em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o Brasil e a China, as exportações de carne bovina ficarão suspensas temporariamente. A medida passou a valer a partir do sábado (04/09) e ficará em vigor até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações repassadas sobre os casos.

Vale lembrar que a carne brasileira é confiável e está presente nas mesas de famílias em 163 países no mundo. Os protocolos sanitários são rigorosos e necessários para a segurança de todos!

PAULO FRANGE

Médico Cardiologista e Vereador de São Paulo

 

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook