Paulo Frange

A amputação de pênis no Brasil

Paulo Frange Médico e Vereador em São Paulo

A Higiene é a receita mais simples e mais eficaz para evitar que os homens sofram com uma doença que, além de incapacitá-los fisicamente, pode terminar aniquilando a sua vida em termos psicológicos.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promoveu dia 29 de setembro, a Campanha de Câncer de Pênis Zero, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

O mais interessante é que o padrinho da campanha é o ex-jogador de futebol Zico, atual técnico do Al Gharafa, do Catar, que se ofereceu como voluntário.  A imagem de Zico é associada à eficiência, sucesso e o lúdico do ídolo de uma geração ou mais, faz muita diferença no alcance da população masculina.

A maior incidência do tumor ocorre nas regiões Norte e Nordeste e está associada não só à baixa condição socioeconômica, mas também à falta de higiene e de conhecimento. “O tumor de pênis é raro, ao contrário do câncer de próstata, que apresenta 60 mil novos casos por ano.

Entretanto, a média de 1600  amputações anuais, por câncer de pênis, é considerada elevada, porque é uma doença que incapacita muito, pois aniquila o homem na sua concepção exata, não só na sua anatomia, mas na sua vida”, ressalta o urologista Dr. Nardi.

O câncer de pênis é evitável. Para isso, basta que o homem tenha uma higiene adequada da área genital.  Ou seja,  água e sabão!  Lavando o pênis todos os dias com água e sabão, não teremos câncer de pênis!

 Outra providência é evitar doenças sexualmente transmissíveis, usando o preservativo. É sabido que o HPV, que é o vírus do papiloma humano, está ligado ao câncer de pênis. “A presença de fimose, quando a pessoa não consegue expor a glande, isto é,  a cabeça do pênis, também é um fator de risco para câncer de pênis”.

Para os especialistas, a prevenção deve começar na infância. “Cabe à família e aos pais, inicialmente, e depois à escola, orientar os meninos quanto aos procedimentos que devem ser adotados para uma adequada higiene”, observa o urologista.

 O principal sintoma de alerta é o aparecimento de uma ferida que não cicatriza.  “Toda ferida no pênis que não cicatriza revela a importância de procurar um médico para saber o que é”. Pode ser um câncer de pênis. Na fase inicial a doença exige uma cirurgia pequena. Significa que existe uma possibilidade elevada de cura.

“Por fim, quanto mais cedo o diagnóstico de câncer de pênis, menor é o tratamento e menor é a invasão do tratamento cirúrgico”, e muito menor a chance de amputação de pênis.

 É assim, e é barato!  Água e sabão podem livrar homens do câncer no órgão genital!

contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook