Paulo Frange

Guaianases é palco da Quarta Audiência Pública para reflexão do Zoneamento

No período da tarde, de 27 de junho foi realizada a quarta edição de Audiência Pública sobre o Zoneamento, em Guaianases, no CEI Jambeiro. As discussões foram permeadas pela regulamentação das habitações que estão irregulares no bairro, bem como, a transformação dessas regiões, com a criação de empregos e geração de renda.

Participaram da Audiência Pública, em Guaianases o Sr. Aucides da Cunha – Subprefeito da Sé; os vereadores: Police Neto(PSD), Senival Moura (PT), Dr. Paulo Frange (PTB), Gilson Barreto (PSDB); a Dra. Rosana Yamaguti – Diretora de Divisão de Normatização de Uso do Solo de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; o Sr. Josafa Caldas de Oliveira – Subprefeito de Guaianases e o Sr. Denisol Del Fino Pereira – Gestor do CEU Jambeiro, bem como a presença dos munícipes da região.

A população de Guaianases, presente na segunda audiência pública da região, também registraram suas solicitações sobre: a manutenção e melhoria do único cemitério da região para que haja mais vagas; maior adensamento de pessoas em áreas de ZEIS para a geração de emprego; aumento de áreas de lazer e de linhas de ônibus; maior oferta de escolas; que a ZEPAG – Zona Especial de Produção Agrícola e Extração Mineral, não se transforme em ZEPAM – Zona Especial de Preservação Ambiental; resolução de problemas com alagamento do rio com o rebaixamento do mesmo; preservação de áreas verdes e não desmatamento de árvores, por parte de construtoras e que seja incentivado a educação ambiental, para que não sejam instalados empreendimentos industriais irregular em mananciais; maior fiscalização do Departamento Fiscal nas áreas de edificações, etc.

Os moradores da região de Guaianases entendem que a nova legislação de zoneamento é um momento de ajustar a região com os interesses da população. “Que essa área não seja para dormitório, mas sim para criar oportunidades de emprego, aumentar o desenvolvimento com corredores, edificação, comércio para melhorar a geração de renda”, explica Jorge do Carmo.

Um abaixo assinado com cinco mil assinaturas, para que haja acesso ao transporte para a população que sobem a pé cerca de quinze minutos todos os dias para irem e voltarem a o terminal de ônibus, e são assaltadas. Neste sentido foi solicitado mais segurança para a região. “É importante a instalação de base da Polícia Militar e Guarda Civil, e acesso livre dos policiais aos serviços emergenciais nos subdistritos”, solicita Genildo Batista de Souza da região de Pedreira.

Os munícipes reivindicam o direito de acessibilidade por parte dos portadores de necessidades especiais da região, como o serviço de libras, elevadores adaptados, acesso dos cadeirantes por meio de rampas nos prédios públicos e na estação de trem.

A carência de creches conveniadas com a Prefeitura para mais de 150 mil crianças. “Aqui atendem-se 30 crianças se todas as mães tivessem acesso ao mercado de trabalho na região melhoraria e muito a condição de vida dessas mulheres que muitas vezes assumem o papel de chefe de família”, explica Sra. Antônia Alves Xavier de Guaianases que também fala a respeito das condições de saúde precária: “Precisamos de saúde com qualidade, ou seja, que hajam especialistas disponíveis nos postos de saúde, como ginecologistas, ortopedistas, pediatras. Muitas vezes não temos a presença do médico clínico geral no posto de saúde. Acredito que essa ausência se dá também pela falta de condições de trabalho, além da escassez de segurança na rede de saúde e baixa remuneração”, enfatiza dona Antônia.

Na finalização da Audiência Pública de Guaianases, o vereador relator da nova Lei de Zoneamento – Dr. Paulo Frange (PTB), destacou que haverá ampliação da área verde; a necessidade de dissociar e regulamentar o imóvel comercial do residencial. Adensamento com criação de ZEIS 4 ou ZEPAM para alocação de pessoas nessas áreas com infraestrutura.

 

Assista também, as Audiências Públicas realizadas em Cidade Tiradentes e Guaianases veiculadas na mídia:

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/t/edicoes/v/moradores-da-zona-leste-de-sao-paulo-discutem-com-vereadores-mudancas-na-lei-de-zoneamento/4282444/

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-2a-edicao/v/sptv-segunda-edicao-edicao-de-sabado-27062015/4283648/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Acesse o Hotsite

Filtrar por Assunto

Conheça o Vereador

 
 
 

Facebook